Dominar a Língua Portuguesa é essencial em todas as áreas do saber

nov 6, 2021 | Educação

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Você sabia que a Língua Portuguesa é o 5º idioma mais falado no mundo? Pois é! Cerca de 280 milhões de pessoas se comunicam utilizando a nossa língua, que é a 3ª mais falada no hemisfério sul da Terra. Atualmente, existem nove países que utilizam o português como idioma oficial: o Brasil, a Angola, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, e Guiné-Bissau.

👉 Leia mais: Você sabe qual é o índice de leitura no Brasil?

O Professor de Português

Conjugação verbal, pronomes, adjetivos, substantivos, predicados, predicativos e por aí vai… Sem falar de Dom Casmurro, O Guarani, Os Lusíadas e todos os grandes clássicos da literatura. Quando falamos sobre a Língua Portuguesa, é impossível não se lembrar daquele professor ou professora de português que marcou nossa vida escolar, não é mesmo? Os meus favoritos, listo em um minuto! Afinal, são eles os responsáveis por nos ensinar cada detalhe e regra da nossa gramática e, muitas vezes, são também os principais incentivadores da leitura!

O estudo da Língua Portuguesa é fundamental para todas as profissões, desde o Jornalismo até a Medicina. Além disso, conhecer bem a língua contribui para uma boa comunicação e para a socialização de maneira geral. Pensando nisso, convidamos a pedagoga Fernanda Veiga, integrante da Equipe de Curadoria da Leiturinha, para falar um pouquinho sobre a importância do professor de português e da literatura para a valorização e o aprendizado da Língua Portuguesa.

🎤Bate-papo com Fernanda Veiga, curadora da Leiturinha

Blog Leiturinha: Qual o papel do professor de Língua Portuguesa na vida dos pequenos?

Fernanda Veiga: No âmbito escolar, a Língua Portuguesa é uma das principais matérias a serem trabalhadas. Para ensinar as crianças a entender as regras tão complexas que permeiam a norma culta da língua, a maneira correta de sua expressão escrita e aplicação, os educadores necessitam de uma boa didática para facilitar a assimilação deste vasto conteúdo.

Dominar nossa língua é premissa para que possamos aprender as demais matérias presentes na grade curricular. Sendo assim, desde os primeiros anos escolares, a função do professor é primordial e indispensável. É ele também que geralmente tem o papel de reforçar a presença do livro na vida dos pequenos, através da análise de obras e do seu uso como suporte para o ensino da língua.

Blog Leiturinha: Como a literatura infantil pode contribuir para o aprendizado da Língua Portuguesa?

Fernanda Veiga: A literatura é considerada um instrumento primordial em qualquer circunstância para o desenvolvimento cognitivo e linguístico dos seres humanos. Qualquer gênero ou forma textual possui sua função educativa. É o nosso maior bem cultural! Com ela, nós temos acesso aos diferentes saberes, costumes, culturas e lugares existentes na esfera universal, sendo eles fictícios ou reais. Além disso, na infância a leitura pode colaborar com o aprendizado, desde a formação de palavras e a estruturação de sentenças, até a memorização de regras ortográficas.

Dicas da Loja Leiturinha para treinar a Língua Portuguesa de forma divertida

Coleção Alfabetização Animada: ABCDEspaço + ABCDinos

Clique na imagem para ver a coleção na Loja Leiturinha

Poucas coisas despertam tanto a curiosidade das crianças quanto o espaço sideral e os dinossauros. A Coleção Alfabetização Animada conta com dois livros dedicados a esses dois assuntos instigantes: ABCDEspaço🚀 e ABCDinos🦖.

Além de aprender sobre esses temas, os pequenos e as pequenas terão o alfabeto como linha condutora durante toda a leitura. Os livros são perfeitos para quem está se familiarizando o universo das letrinhas ou para exercitar a leitura daqueles que já leem. Ah, isso sem falar nos momentos de leitura em família e nas conversas interessantes que eles podem iniciar por conta dos livrinhos fantásticos!🤩

👉 Clique aqui para comprar na Loja Leiturinha!

Brinquedo Alfabeto Divertido – Babebi

Clique na imagem para ver o item na Loja Leiturinha

Indicado para quem quer reforçar o alfabeto com as crianças de forma divertida!

O brinquedo da Babebi Alfabeto Divertido é feito de madeira, o que deixa o momento da brincadeira-aprendizado ainda mais lúdico. As letrinhas são decoradas de maneira atraente para os pequeninos e pequeninas que estão começando a descobrir o prazer envolvido no universo literário. As letras são onde tudo começa!🔤✨

👉 Clique aqui para comprar na Loja Leiturinha!

AEIOU

Clique na imagem para ver o produto na Loja Leiturinha

A narrativa do livro AEIOU, de Angela Lago, interage com o pequeno leitor de uma forma divertida e inusitada! Esta brincadeira desafiadora de construir e desconstruir as palavras é um excelente recurso no processo de alfabetização, pois aproxima a criança das letras e dos fonemas. Portanto, recomendamos que você leia o livro pausadamente com o pequeno ou a pequena, dando ênfase à sonoridade das letras.👂🔠

👉 Clique aqui para adquirir na Loja Leiturinha!

Leia mais:

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais