Você sabia que o português é o 5º idioma mais falado no mundo? Pois é, cerca de 280 milhões de pessoas se comunicam utilizando a nossa língua, que é a 3ª mais falada no hemisfério sul da Terra. Atualmente, existem nove países que utilizam o português como idioma oficial: o Brasil, a Angola, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, e Guiné-Bissau.

O Professor de Português

Conjugação verbal, pronomes, adjetivos, substantivos, predicados, predicativos e por aí vai… Sem falar de Dom Casmurro, O Guarani, Os Lusíadas e todos os grandes clássicos da literatura. Quando falamos sobre a Língua Portuguesa, é impossível não se lembrar daquele professor ou professora de português que marcou nossa vida escolar, não é mesmo? Os meus favoritos, listo em um minuto! Afinal, são eles os responsáveis por nos ensinar cada detalhe e regra da nossa gramática e, muitas vezes, são também os principais incentivadores da leitura!

Bate-papo

O estudo da Língua Portuguesa é fundamental para todas as profissões, desde o Jornalismo até a Medicina. Além disso, conhecer bem a língua, contribui para uma boa comunicação e para a socialização de maneira geral. Pensando nisso, convidamos a pedagoga Fernanda Veiga, integrante da Curadoria da Leiturinha, para falar um pouquinho sobre a importância do professor de português e da literatura para a valorização e o aprendizado da Língua Portuguesa.

Qual o papel do professor de português na vida dos pequenos?

No âmbito escolar, a Língua Portuguesa é uma das principais matérias a serem trabalhadas. Para ensinar as crianças a entender as regras tão complexas que permeiam a norma culta da língua, a maneira correta de sua expressão escrita e aplicação, os educadores necessitam de uma boa didática para facilitar a assimilação deste vasto conteúdo. Dominar nossa língua é premissa para que possamos aprender as demais matérias presentes na grade curricular. Sendo assim, desde os primeiros anos escolares, a função do professor é primordial e indispensável. É ele também que geralmente tem o papel de reforçar a presença do livro na vida dos pequenos, através da análise de obras e do seu uso como suporte para o ensino da língua.

Como a literatura infantil pode contribuir para o aprendizado da Língua Portuguesa?

A literatura é considerada um instrumento primordial em qualquer circunstância para o desenvolvimento cognitivo e linguístico dos seres humanos. Qualquer gênero ou forma textual possui sua função educativa. É o nosso maior bem cultural! Com ela, nós temos acesso aos diferentes saberes, costumes, culturas e lugares existentes na esfera universal, sendo eles fictícios ou reais. Além disso, na infância a leitura pode colaborar com o aprendizado, desde a formação de palavras e a estruturação de sentenças, até a memorização de regras ortográficas.

alfabeto escalafobetico leiturinha

Dica Leiturinha:

Alfabeto escalafobético – Editora Jujuba

Este é um alfabeto diferente dos demais. Além de muito artístico, ele nos ensina sobre as letras por meio da forma mais sensível de se expressar: a poesia. Palavras engraçadas tomam forma através de versos e ilustrações excêntricas, além de serem bem criativas! São vinte e seis textos com palavras inusitadas escritas sobre cores vibrantes!

Leia mais:

Profile photo of Ana Clara

Jornalista e autora no Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, das histórias às poesias. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.