Mais do que simples histórias, contos e fábulas são grandes aliados para o desenvolvimento da criança

Que ler na infância é fundamental todo mundo sabe, mas será que você, pai, compreende o porquê disso?

O texto infantil possui características importantes para o desenvolvimento das crianças e é a chave para um futuro de muito conhecimento – por isso, buscaremos esclarecer a importância das narrativas adotadas em livros infantis ou até mesmo em uma história infantil ilustrada.

O texto infantil

A escrita de um conto, uma fábula ou qualquer outro gênero literário infantil não costuma ser complexa justamente para o ajudar na compreensão, mas não deve ser, nunca, desmerecida. Mesmo com base em uma estrutura simples, as narrativas possuem inúmeros benefícios para as crianças. Os adultos podem até achar as histórias de todo superficiais e previsíveis, mas para um pequeno isso é completamente diferente.

O contato com a história infantil, além de contribuir para o interesse futuro pela leitura, faz com que as crianças examinem, reflitam e tirem conclusões sobre percepções de vida que até mesmo um conselho ou uma bronca não poderiam alcançar. (Ou você acha mesmo que o Pinóquio era só um boneco de madeira mentiroso?) Ele ensinou, ensina e ainda ensinará muitas crianças – e adultos – que mentira tem perna curta.

A imaginação e o senso crítico já podem ser desenvolvidos desde cedo, e é com a ajuda de um adulto que isso será possível. O vocabulário também é outro ponto importante, pois é escutando a contação de histórias que o raciocínio é estimulado.

O conto de fadas e a fábula

Dois grandes gêneros da literatura infantil são o Conto e a Fábula. O primeiro é o aliado perfeito para aguçar a imaginação da criança com os castelos encantados, príncipes, princesas e outros personagens fictícios. O segundo utiliza personagens “tipo” e provérbios para transmitir morais de vida, sendo ideal para a reflexão e desenvolvimento intelectual.

A Leiturinha é especializada em leitura infantil e ajuda você a escolher os melhores livros e histórias para seu filho. Confira as opções do clube do livro!