Eles montaram um negócio e foram felizes para sempre

dez 27, 2017 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O Conto de Fadas Moderno

Imagine um tempo em que livros eram escassos, em que as histórias eram inventadas e soltas pelo ar, impressas somente nos ouvidos atentos daqueles que as ouviam. E assim foi, geração por geração, a maioria dos contos que conhecemos hoje, surgiram dessa forma, com seres mágicos e histórias incríveis, muitas delas assustadoras, outras engraçadas, sempre transmitidas pela oralidade. Cada história era um livro invisível, cuja autoria caía no esquecimento e na invisibilidade e cada um que a ouvia era o ilustrador daquela saga. Assim, verdadeiros filmes passavam na mente dos ouvintes e cada pessoa que a contava, dava seu toque especial! Afinal, quem conta um conto, sempre aumenta um ponto, não é?

Da oralidade aos livros!

Essas histórias atravessaram e sobreviveram séculos, e ainda estão entre nós até os dias atuais, ganhando novas adaptações! Não há quem não conheça bem histórias como Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, e tantos outros contos, coletados ou criados, por Charles Perrault, irmãos Grimm; Andersen e outros grandes autores. Estas histórias, repletas de seres encantados, povoam o imaginário de adultos e crianças há muitas gerações! Os contos de fadas são histórias com seres fantásticos, especialmente provindos da cultura popular europeia, como ogros, trolls, fadas, ninfas, bruxas e animais com os mais variados poderes e das mais variadas espécies encantadas. A trama, normalmente baseia-se em um drama pessoal de um personagem principal e vem carregada de princípios éticos e morais.

Dica Leiturinha: Reinventando os contos de fadas

Atualmente, podemos contar com uma vasta obra de contos de fadas que foram adaptados em obras literárias e cinematográficas. Nessas histórias, temas importantes da atualidade são incorporados à trama, trazendo novos elementos e reinventando outros. Assim, nascem princesas que salvam a si mesmas, ogros bonzinhos, príncipes covardes… Entre eles, surgem obras genuínas, novinhas em folha, que integram o clássico e o moderno de forma magistral! Um exemplo disso é o livro que a Equipe de Curadoria selecionou para compor o Kit Leiturinha: O Fantástico Arroz de Filomena.

Neste livro, Maurilo Andreas e Sophia Comelli fazem o encontro perfeito entre uma talentosa cozinheira, Trolls, o caçador Sacis e uma floresta encantada por aromas e sabores. O enredo traz vários elementos dos contos de fadas, porém atualizados. O papel do príncipe é vivido por um caçador, que não tem a intenção de “salvar” Filomena, mas de ser salvo por ela, uma vez que ele se via perdido na floresta e rendido pelos aromas de sua cozinha. No final, sua proposta não tem nada a ver com o famoso “felizes para sempre”, mas com uma proposta de negócios, uma parceria diferente. Como pano de fundo, temos a questão do preconceito que ela sofria, por não se enquadrar em um padrão de beleza, e um final lindamente surpreendente, com temas como autonomia e independência! Toda a magia dos sabores e aromas de Filomena são traduzidos nas fortes cores de Rebeca Luciani, em paisagens e traços dignos de contos de fadas, que dão ainda mais asas à nossa imaginação. Livros como este dão a exata dimensão do que os contos de fadas são capazes: trazer magia e fantasia à concretude de nossos pensamentos!

O Fantástico Arroz de Filomena

O fantástico arroz de Filomena

Editora: Aletria
Texto: Maurilo Andreas e Sophia Comelli
Ilustrações: Recebca Luciani

Uma floresta, seres encantados, uma pessoa com um poder especial… O Fantástico Arroz de Filomena é um delicioso conto de fadas moderno, em que fantasia, imaginação e bom humor se encontram, mesclando-se em cores, textos e aromas nunca antes imaginados. A trama conta a história de Filomena, uma mulher a quem todos desprezavam, mas que, por isso mesmo, fazia as melhores receitas do mundo sem que ninguém, além dela mesma e dos seres mágicos da floresta, soubesse! Mas tudo muda quando um caçador perdido bate à sua porta…

Leia mais:

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais