Embalando o sono: 8 histórias para contar antes de dormir

abr 18, 2022 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A leitura compartilhada é bastante importante para o desenvolvimento infantil, pois fortalece os vínculos familiares e permite trocas muito significativas entre adultos e crianças. Muitas vezes, esse momento entre pais e filhos acontece antes de dormir. Afinal, ler para as crianças à noite é uma maneira de embalar o sono e acalmar os pequenos e pequenas. 😴 Pensando nisso, que tal conferir nossas dicas de histórias para contar antes de dormir? Veja abaixo as nossas sugestões para sua família!

Leia mais:
👉 Rotina para criança: entenda sua importância
👉 Como o sono do bebê pode ajudar no desenvolvimento?
👉 Higiene do sono: dicas para sua criança dormir melhor

Clube Leiturinha: assine já!

Dicas para as crianças dormirem melhor

Depois que as crianças nascem, as noites em casa nunca mais são as mesmas, não é mesmo? No início, os pequenos recém-nascidos demandam muita atenção e cuidado, tornando raras as noites tranquilas de sono. No entanto, conforme as crianças vão ficando mais velhas e independentes, fica cada vez mais fácil estabelecer uma rotina de sono. 💤

Apesar disso, para muitas famílias a hora de dormir ainda representa momentos de insistência, dificuldade e até conflitos. Se você se identifica com essa parcela de famílias, que travam uma verdadeira batalha todas as noites, preparamos algumas dicas que podem ajudar. Acompanhe!

  1. 🌙 Durante as sonecas diurnas, deixe a luz entrar.
  2. 🌙 Estabeleça uma rotina durante a noite.
  3. 🌙 Antes de colocar a criança na cama, aposte em um banho quentinho e massagem.
  4. 🌙 Use cantigas e conte histórias antes da criança dormir.
  5. 🌙 Respeite o espaço e o tempo da criança.

8 histórias para contar antes de dormir

Quem não ama uma boa história? Repletas de ludicidade, elas nos transportam para outros lugares, fazendo a nossa imaginação voar longe! Quando cheias de afeto, as histórias nos fazem sentir abraçados e nos encantam. 🥰 Por isso, na hora de dormir, os livros infantis embalam o sono, fortalecem o vínculo entre adultos e crianças e incentivam o hábito da leitura.

Além disso, por meio da sonorização das palavras e da entonação da voz, o bebê passa a reconhecer cada dia mais os seus pais e cuidadores. Portanto, ler antes de dormir é também uma ótima maneira de tranquilizar as crianças e prepará-las para o sono.

Então, para que você possa ajudar as crianças, listamos abaixo algumas indicações especiais de 8 histórias para contar antes de dormir. Todas disponíveis para compra na Loja Leiturinha! Confira:

1. Hora do Soninho

Hora do Soninho

Os livros de pano são sucesso garantido entre os bebês e suas famílias! Este tipo de material cumpre uma função importante pois, na presença de um adulto mediador, proporciona muitos estímulos sensoriais, sonoros e visuais, além das pequenas narrativas, que introduzem os bebês no universo do faz de conta.

Nesse sentido, o livro Hora do Soninho é o livro ideal para seu pequeno ou pequena. Com ilustrações coloridas e contrastantes, para momentos lúdicos de faz de conta desde os primeiros meses de vida! ✨ Seja para pendurar no berço ou para brincadeiras no chão, este livro vai ser um grande companheiro das crianças.

👉 Clique aqui para comprar o livro “Hora do Soninho” na Loja Leiturinha!

2. 10 Histórias de 10 Minutos para Dormir

10 Histórias de 10 Minutos para Dormir

Siga a estrada de tijolos amarelos em Oz, junte-se a Alice no País das Maravilhas ou escolha outra entre as dez aventuras para encerrar o dia em família! Com o livro 10 Histórias de 10 Minutos para Dormir, a leitura de cada história, lindamente ilustrada, leva cerca de dez minutos. Contos na medida certa para a hora de dormir! ⏰

👉 Clique aqui para ver o livro “10 Histórias de 10 Minutos para Dormir” na Loja Leiturinha!

3. Hora de Dormir: a Princesa e o Príncipe

Hora de Dormir: a Princesa e o Príncipe

Quando o sol se põe é hora de dormir! A Princesa e o Príncipe vestem os pijamas. 👑 Eles escovam os dentes e penteiam os cabelos. Estão quase prontos para ir para a cama!

Com capa e páginas cartonadas, lindas ilustrações e sons divertidos, o livro sonoro Hora de Dormir: a Princesa e o Príncipe ensina as crianças se prepararem para dormir e ter lindos sonhos. Ideal para crianças pequenas!

👉 Clique aqui para saber mais sobre o livro “Hora de Dormir: a Princesa e o Príncipe” na Loja Leiturinha!

4. Hora de Dormir com Dinossauros

Hora de Dormir com Dinossauros

O livro Hora de Dormir com Dinossauros é uma ótima história de ninar que acompanha dedoches (fantoches de dedo) para deixar o momento de ler antes de dormir ainda mais divertido e prazeroso. Na história, o braquiossauro Bo, o pteranodonte Ptom e a tricerátope Trica são muitos amigos. 🦕 Mas, como todo dinossaurinho, Bo não quer ir para a cama quando chega a hora de dormir!

Então, ele inventa todo tipo de coisa maluca que ele precisa muuuito fazer antes de ir para cama. E, claro, Ptom e Trica o acompanham. Uma história sobre amizade para ser contada na hora de dormir. As crianças vão querer que a hora de ir para cama chegue rapidinho!

👉 Clique aqui para ver o livro “Hora de Dormir com Dinossauros” na Loja Leiturinha!

5. Branca de Neve: Hora de Dormir

Branca de Neve: Hora de Dormir

A linda princesa chamada Branca de Neve tinha uma madrasta muito malvada e acaba se escondendo na casa dos sete anões, seus novos amigos. Mas será que estará protegida da madrasta má?

Divirta-se com Branca de Neve: Hora de Dormir, esse clássico interativo que se tornará a parte mais divertida da hora de dormir. Os fantoches de dedo trarão os personagens à vida, preparando seu pequeno para doces sonhos! 🥱

👉 Clique aqui para acessar o livro “Branca de Neve: Hora de Dormir” na Loja Leiturinha!

6. Galinha Pintadinha: Hora de Dormir

Galinha Pintadinha: Hora de Dormir

A Galinha Pintadinha e sua família estão sempre se divertindo… E na hora de dormir não é diferente! Junte-se à turma e divirta-se com Galinha Pintadinha: Hora de Dormir, um livro especial de pano! 💕

👉 Clique aqui para descobrir o livro “Galinha Pintadinha: Hora de Dormir” na Loja Leiturinha!

7. Chapeuzinho Vermelho: Hora de Dormir

Chapeuzinho Vermelho: Hora de Dormir

No livro Chapeuzinho Vermelho: Hora de Dormir, a Chapeuzinho Vermelho foi visitar sua vovó que está doente, mas não esperava que o lobo mau tentasse arruinar seu passeio. O que será que vai acontecer? 🤔

👉 Clique aqui para ver o livro “Chapeuzinho Vermelho: Hora de Dormir” na Loja Leiturinha!

8. 365 Histórias para Dormir

365 Histórias para Dormir

Encontre todas as noites do ano com seus personagens da Disney favoritos! 😍 De janeiro à dezembro, viva em um mundo de magia e diversão lendo 365 Histórias para Dormir, repletas de humor, ternura e emoção!

👉 Clique aqui para comprar o livro “365 Histórias para Dormir” na Loja Leiturinha!

Você gostou da nossa seleção de histórias para contar antes de dormir? Quer indicar mais um livro para embalar o sono dos pequenos e pequenas? Compartilhe no seu comentário!

Que tal continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o melhor plano para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Ainda não sabe se um clube de livros é a opção certa para a sua família? Clique no banner abaixo e saiba todas as vantagens de fazer parte de um com as crianças! 😉

Por que fazer parte de um clube de livros com as crianças? Descubra!

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais