Engasgo em bebês e crianças: saiba o que fazer!

abr 30, 2018 | 0 - 3 anos, Bebê

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

As crianças pequenas têm o hábito de colocar objetos na boca, é a forma como exploram o mundo. O engasgo ocorre quando a criança engole algo grande o suficiente para bloquear suas vias aéreas, ficando difícil ou impossível respirar. Para entender isso, é importante saber que o diâmetro das vias aéreas de uma criança é aproximadamente do mesmo tamanho que o dedo dela. Por isso, é fácil objetos, mesmo os menores, se tornarem extremamente perigosos.

Os sinais mais comuns de engasgamento incluem: tosse ou respiração ruidosa; lábios ou pele azuladas; esforço grande para respirar e eventual perda de consciência. A criança pode também emitir ruídos atípicos ou abrir a boca sem emitir nenhum som, podendo não conseguir chorar ou tossir.

O ideal é garantir que objetos pequenos sejam mantidos fora do alcance de seu filho, mas caso algum acidente aconteça, é importante estar preparado para agir com segurança e confiança.

Alguns riscos de asfixia incluem brinquedos, utensílios domésticos e alimentos. Destes, a comida é a causa mais comum de sufocamento. Práticas alimentares seguras, como acompanhar a criança enquanto ela come, por exemplo, não só proporcionam uma oportunidade de ligação, mas também garantem que ela mastigue os alimentos adequadamente.

Engasgo é coisa séria! Previna e saiba o que fazer caso aconteça.

O que fazer em caso de engasgo?

No vídeo abaixo, produzido pela Phitters, o pediatra Gabriel Variane mostra o que fazer e como socorrer a criança ou bebê em casos de engasgos.

Leia também: BLW: Mamãe, papai, hoje eu vou comer sozinho!

Phitters

Portal de conteúdo parental, fundado por uma mãe amorosa e cheia de dúvidas, que encontrou apoio e orientação nos mais de 40 especialistas, que dividem seu conhecimento científico, com simplicidade e praticidade. Publica como convidada e seus textos não refletem, necessariamente, a opinião do Blog Leiturinha.

Acompanhe nossas redes sociais