Se você acompanha o nosso Blog, já deve ter visto muitas e muitas vezes por aqui sobre a Equipe de Curadoria da Leiturinha, sempre trazendo dicas de leitura, preparando listas de livros super legais e deixando o Blog Leiturinha ainda mais recheado e completo. Mas não é só isso que essa equipe faz! Parte de um grande time de especialistas da PlayKids, a Equipe de Curadoria é responsável por selecionar cada um dos livros que compõem o Kit Leiturinha, as Coleções de Livros e os produtos educativos que compõem a Loja Leiturinha. Com formação em diferentes áreas (pedagogia, psicologia, comunicação, filosofia), experiência com a maternidade e o amor pela literatura em comum, nossas curadoras analisam e selecionam, com olhar atento e cuidadoso, obras não só do Brasil, mas do mundo todo, com o objetivo de entregar às famílias o que há de melhor em literatura infantil de acordo com cada etapa do desenvolvimento. Mas como as escolhas dos livros são feitas?

Entenda a Curadoria da Leiturinha: como os livros são selecionados em cada plano?

Hoje, a Leiturinha incentiva o amor pela literatura por todo o país, entregando mais de 150 mil livros mensalmente, para pequenos de 0 a 10 anos, com três opções de planos: Plano Mini, Plano Uni e Plano Duni. Mas, como a seleção de cada plano é feita e qual a diferença entre eles?

Plano Mini: uma forma econômica de incentivar a leitura

Na primeira opção, o Plano Mini, as famílias recebem um pacotinho com 01 livro infantil por mês, selecionado por especialistas de acordo com três categorias de leitura: Histórias para Ler no Colo, Histórias de Faz de Conta e Histórias Para se Aventurar. Todos em formato brochura, os livros do Plano Mini são ideais para a leitura compartilhada, mesmo com bebês. Quais livros infantis vem no Plano Mini da Leiturinha?

Planos Uni e Duni: uma forma completa e interativa de incentivar a leitura

Nos Planos Uni e Duni, as famílias recebem um pacotinho com 01 (Uni) ou 02 (Duni) livros infantis, um material de apoio aos pais, com orientações que complementam a experiência da leitura, o Anteninha, e Surpresinhas Exclusivas que acompanham os momentos de leitura, brincadeira e rotina dos pequenos. Além disso, aqui os livros são selecionados de acordo com seis categorias de leitura diferentes, levando em conta cada etapa do desenvolvimento infantil: Leitores de Berço, Leitores Brincantes, Pré-Leitores, Leitores Iniciantes, Leitores em Processo e Leitores Fluentes. Quais livros infantis vem nos Plano Uni e Duni da Leiturinha?

Tornando a experiência com o Kit Leiturinha ainda mais personalizada e especial!

No entanto, sabemos que cada criança é única e se desenvolve em seu próprio tempo e à sua própria maneira. Também sabemos que cada família tem uma relação muito particular com a leitura, podendo ser mais ou menos íntimas dos livros. Por isso, tanto no Mini, quanto no Uni e Duni, nossas categorias existem, porém o percurso não é fixo e imutável. Se uma família já tem o hábito de ler para os pequenos desde o nascimento, é provável que a relação com os livros seja mais próxima do que uma família que está começando agora com os momentos de leitura. Por isso, é possível personalizar a experiência na Leiturinha, entrando em contato com a nossa equipe e alterando a categoria do pequeno, de acordo com o seu desenvolvimento e os hábitos da família! Vale lembrar que também é possível migrar de um plano para outro, de acordo com as possibilidades e interesses do pequeno e da família leitora!

Afinal, o mais importante é garantir que o momento de leitura em família seja significativo, fortalecendo os vínculos familiares e contribuindo para o desenvolvimento dos nossos pequenos leitores!

Saiba mais sobre a diferença entre os Planos Leiturinha em Qual é a diferença entre os planos Mini, Uni e Duni da Leiturinha?

Profile photo of Ana Clara Oliveira

Jornalista e autora no Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.