Era uma vez uma família feliz: leia contos infantis para seu filho!

maio 12, 2022 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Você já deve ter ouvido a expressão: o melhor presente é estar presente! Apesar de muitas vezes repetida, sobretudo em datas comemorativas, essa frase carrega um lembrete para pais, mães e pessoas responsáveis. Afinal, sua presença e participação ativa na criação dos pequenos e pequenas é fundamental para o desenvolvimento infantil. Por isso, a leitura compartilhada é uma atividade que costuma aproximar adultos e crianças, contribuindo ainda mais para uma família feliz. Quer saber mais? Acompanhe e descubra a importância de ler para as crianças! 📚🥰

Leia mais:
👉 9 maneiras simples de fortalecer os laços da família
👉 Como os livros infantis ajudam a criar crianças corajosas?
👉 Por que apresentar diversos formatos de livros para crianças?

Os três pilares da família feliz

Uma família é formada por pessoas que se amam, se apoiam e contribuem para o bem-estar umas das outras. Por isso, existem muitos tipos de família! Famílias formadas pela mãe, o pai e seus pequenos ou pequenas. Famílias chefiadas por mães, pais ou avós solo, que criam as crianças sozinho(a). E existem até famílias que não têm filhos! Afinal, família é amor. ❤️

Por isso, independente do seu arranjo familiar, uma coisa é certa: é preciso estar presente e fortalecer os laços de amor e afeto, para que exista uma família feliz! Mas… Será que só isso basta?

Embora o amor entre seus integrantes seja fundamental, para que uma família seja feliz é preciso muito mais, não é mesmo? Pensando nisso, selecionamos três palavras, que resumem muito bem os três pilares da família feliz. Confira!

1. Participação

A infância costuma ser repleta de momentos inesquecíveis, que se tornam lembranças felizes e locais de refúgio para cada um de nós. Inclusive, na vida adulta! Nesse sentido, é importantíssimo se esforçar para participar de cada momento marcante para as crianças. Ou, pelo menos, da maioria deles, tudo bem?

A presença da família nas primeiras pedaladas, no primeiro dia de aula e em apresentações escolares, por exemplo, fazem toda a diferença para os pequenos e pequenas. Com isso, as crianças se sentem mais seguras, amparadas e confiantes para ir além!

Dessa forma, estar presente é também uma maneira de demonstrar afeto e carinho. Afinal, é uma maneira de reforçar e demonstrar a importância daquelas pessoas para nós. Por isso, não deixe de ver a sua participação como algo imprescindível para uma família feliz! 😉

2. Comunicação

Todo relacionamento exige comunicação, não é mesmo? 💬 E, quando falamos da criação dos pequenos e pequenas, a comunicação se torna ainda mais importante! Isso porque, sobretudo por meio das relações familiares, as crianças aprendem sobre ser e estar no mundo, o que ajuda a moldar suas referências e seus valores, por exemplo.

Nesse sentido, uma sugestão é separar momentos do dia para conversar com sua criança: pergunte como foi o seu dia, o que ela aprendeu na escola, quais são os seus colegas, como ela está se sentindo e muito mais. Ou seja, vá além das matérias escolares, e pergunte também sobre emoções e sentimentos!

Além disso, compartilhar hobbies e atividades costuma ser uma oportunidade incrível para estreitar ainda mais o relacionamento, o que também contribui para uma família feliz. Inclusive, esse vínculo pode ser o início de uma relação de muita parceria e companheirismo! E, no futuro, essas memórias positivas poderão ajudar as crianças a superar seus próprios desafios e até momentos difíceis.

3. Apoio

Pais, mães e demais pessoas responsáveis também são educadores. Embora, de forma alguma, possam substituir o papel da escola na vida dos pequenos e pequenas, isso quer dizer que a família é responsável por ensinar e, principalmente, incentivar hábitos saudáveis desde cedo.

É o caso dos esportes e da alimentação saudável, do contato com a natureza e também da leitura, por exemplo. Todas essas experiências ajudam a educar e divertir as crianças, para além do ensino formal. Portanto, são ótimas estratégias para apoiar o desenvolvimento infantil.

Por fim, é preciso que os adultos respeitem as crianças e encorajem as suas escolhas, para que seus filhos e filhas se tornem pessoas críticas, responsáveis e capazes de tomar suas próprias decisões. ✨ Sabendo que o apoio da família é incondicional, as crianças crescem cada vez mais confiantes e seguras para serem tudo aquilo que desejarem!

Leia contos infantis para as crianças

Diante de tudo isso, incentivar o hábito da leitura é uma ótima maneira de colaborar para uma família feliz. Afinal, a leitura compartilhada permite a participação dos adultos na rotina dos pequenos e pequenos, incentiva a comunicação entre pais e filhos e é também uma ferramenta de apoio, já que auxilia a formação cognitiva e socioemocional. Ufa! 😍

Os livros infantis são uma ótima maneira de estreitar ainda mais os laços familiares, pois a mediação de leitura cria momentos de conexão, incentiva o diálogo e permite falar de assuntos delicados e complexos com as crianças, de uma maneira leve e lúdica. Ler antes de dormir, por exemplo, é uma ótima sugestão para embalar o sono dos pequenos e pequenas.

Outro tipo de leitura que costuma agradar os pequenos e pequenas são os contos infantis. Isso porque são histórias fantasiosas, repletas de magia e aventura! 👑🐉 Assim, estimulam a imaginação, o faz de conta, a criatividade e muito mais.

Pensando nisso, que tal conhecer alguns contos infantis para ler para as crianças? Descubra agora mesmo algumas sugestões da Loja Leiturinha para sua família:

e-Books e audiobooks da Leiturinha

No aplicativo da Leiturinha, sua família encontra os mais queridos contos infantis da criançada, em dois formatos ainda pouco explorados: os e-Books e os audiobooks! Para acessar, basta baixar grátis o App Leiturinha, acessar a Biblioteca e selecionar o formato desejado pelos pequenos e pequenas.

📱 Baixe grátis o App Leiturinha e viver histórias incríveis com as crianças!

Castelo de Contos de Fadas

Castelo de Contos de Fadas

Com o livro-brinquedo Castelo de Contos de Fadas, as crianças irão conhecer a princesa e o príncipe deste lindo conto de fadas. Uma história encantadora contada em rimas, acompanhada de figuras que ficam em pé e um quebra-cabeça frente e verso para tornar o aprendizado mais lúdico!

👉 Clique aqui para conferir o livro-brinquedo “Castelo de Contos de Fadas” na Loja Leiturinha!

Turma da Mônica: Contos de Andersen, Grimm e Perrault

Turma da Mônica: Contos de Andersen, Grimm e Perrault

O livro Turma da Mônica: Contos de Andersen, Grimm e Perrault, de capa almofadada, apresenta contos clássicos de autores consagrados há várias gerações! Suas páginas ilustradas contam mais de vinte histórias em suas versões completas, trazem detalhes para crianças que já estão acostumadas à leitura.

👉 Clique aqui para ver o livro “Turma da Mônica: Contos de Andersen, Grimm e Perrault” na Loja Leiturinha!

Turma da Mônica: Contos da Carochinha

Turma da Mônica: Contos da Carochinha

O livro Turma da Mônica: Contos da Carochinha reúne 14 contos clássicos que vivem para sempre no mundo da imaginação de todas as crianças. As histórias, interpretadas pelos queridos personagens da Turma da Mônica, trazem à tona valores universais como o esforço e a superação, o trabalho bem-feito, a amizade, a bondade, a verdade, o amor e a força da inocência. Os pequenos (e também os adultos) vão ler, ouvir, rir e se emocionar a cada página!

👉 Clique aqui para comprar o livro “Turma da Mônica: Contos da Carochinha” na Loja Leiturinha!

Você gostou das nossas dicas para estreitar os laços de amor e formar uma família feliz? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais