Explorando o mundo mágico do ABC

nov 4, 2017 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Oi, eu sou o João da PlayKids e de vez em quando cantarolo as músicas do ABC, nosso conteúdo original que estimula a criança a aprender a ler e escrever de forma divertida. Seja no transporte a caminho do trabalho ou no supermercado enquanto compro meu jantar, volta e meia me pego cantando “como é que o cachorro faz…”. Essas músicas são deliciosas e a melodia fica na nossa mente. E se eu, que sou adulto fico cativado, imagine uma criança que está descobrindo junto com nosso amiguinho Lupi o poder das letras?  

Ao ouvir as músicas, divertir-se com os clipes e entender que aqueles símbolos podem abrir a porta para uma nova comunicação, os pequenos terão seu universo ampliadoA criança começa a gostar das letras e relacioná-las ao mundo ao seu redor e isso é algo maravilhoso.

A educadora Alba Caraballo elaborou algumas dicas interessantes que eu trago agora, para que você una a experiência da música e do desenho animado a um aprendizado fluído e divertido. Olha só:

  • A primeira coisa é deixar para a criança um ambiente gostoso, para que a experiência sempre seja algo leve e transformador. Essa parte a gente te entrega pronto, com nossa playlist no Spotify
  • Exercite aos poucos a coordenação motora da criança antes de entregar a ela um lápis: brinque de fazer traços no ar, deixe-a mexer com massinha de modelar, com areia ou com aquelas “gelecas”. Pintura com os dedos utilizando guache é uma boa introdução ao mundo da comunicação escrita.
  • Ensine a criança a segurar o lápis e como fazê-lo percorrer o papel.
  • Antes de partir para letras, deixe a criança brincar e fazer traços soltos: na vertical, horizontal, em forma de círculo, zig-zag. Atividades como “ligue os pontos” vão ser ótimas para esta etapa.
  • Logo em seguida, comece a aventura para transformar os traços em letras. Mescle essa etapa com os fonemas, para que a criança identifique aquele símbolo ao som que ele produz. Estamos juntos nessa etapa e separamos em nosso canal no YouTube vídeos que tornarão o momento único:


Nossa missão é divertir e ensinar e nada nos move mais que isso. Espero que nossa família PlayKids traga momentos transformadores para a sua família. Até a próxima semana!

Leia mais:

João Godoy

Roteirista e produtor de conteúdo apaixonado por narrativas, personagens e o papel do storytelling no desenvolvimento infantil.

    Acompanhe nossas redes sociais