6 filmes sobre ser mãe que toda mãe deveria assistir

abr 26, 2018 | Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Assistir filmes, além de ser um passatempo delicioso, é também um ótimo exercício de empatia, nos fazendo ver o mundo sob diferentes perspectivas e nos colocando em contato com diferentes culturas. No caso da seleção de filmes que preparamos aqui, você vai ter contato com as diferentes maternidades. Entre comédias e dramas, reunimos aqui seis dicas entre filmes sobre ser mãe e filmes para assistir com a mãe para você se divertir, se emocionar e se reconhecer (ou não). Então, que tal convidar sua mãe para uma sessão pipoca, com direito a muitas risadas, lágrimas e guloseimas?

1. Um Sonho Possível (2009)

Gênero: Drama

Uma história real, baseada no livro The Blind Side: Evolution of a Game do escritor Michael Lewis, que narra a vida do jovem Michael Oher e sua mãe adotiva. Separado da família quando criança, sem amigos, sem dinheiro, Michael Oher – mais conhecido como Big Mike –  é um rapaz que não vê outra alternativa a não ser morar nas ruas. Em uma noite muito fria quando Leigh Anne Tuohy está caminhando, bate o olho no menino e se prontifica rapidamente a acolhê-lo em sua casa. Ela e toda sua família se encantam com Michael Oher e decidem adotá-lo, nascendo assim um grande amor entre mãe e filho.

2. Minha Mãe É uma Peça (2013)

Gênero: Comédia

Adaptado de uma peça de teatro, esta história foi inspirada em ninguém mais, ninguém menos do que na mãe do ator (Paulo Gustavo). Sabe aquela mãe superprotetora, que dá palpite em tudo na vida do filho? Essa é a Dona Hermínia, mãe que acabou de se divorciar e cria sozinha seus filhos mais novos Marcelina e Juliano. Só que eles estão um pouco crescidinhos, vivendo a adolescência, e não querem saber de ser pentelhados toda hora. Até que Dona Hermínia ouve sem querer dos próprios filhos que está sendo “chata” e decide fazer uma reviravolta…

3. Que Horas Ela Volta? (2015)

Gênero: Drama/Comédia

Este filme que mistura drama com toques de humor, conta de forma muito delicada, a relação entre mãe e filha. Val é uma pernambucana que deixou sua filha no nordeste, para morar em São Paulo e conseguir um emprego que proporcione uma melhor condição para as duas. Trabalhando em uma família de classe alta como empregada doméstica e babá de Fabinho, Val acaba criando o menino como um próprio filho. Mesmo por anos exercendo sua função – e praticamente se tornando membro da família – ela é tratada como uma serviçal. Tudo muda quando sua filha Jéssica decide passar um tempo em São Paulo para prestar vestibular. A menina chega para questionar e reverter padrões, sempre procurando o melhor para sua mãe, que dedicou parte da sua vida criando um filho de outra pessoa para poder ter uma condição um pouco melhor.

4. Tudo sobre Minha Mãe (1999)

Gênero: Drama

O cineasta espanhol Pedro Almodóvar compreende a essência feminina como poucos. Em um dos seus melhores trabalhos, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o diretor lança seu olhar apurado sobre questões como maternidade, identidade de gênero, amor e morte. O filme narra a história de uma mãe solteira em Madri, que vê a morte do seu filho único no dia de seu aniversário de 17 anos. A partir da dor da morte do filho, ela decide ir em busca do pai, uma travesti que vive em Barcelona.

5. O Quarto de Jack (2015)

Gênero: Drama

Marcado por uma tragédia, este filme é a prova de que o amor de mãe se destaca da forma mais complexa e bonita até nas situações mais cruéis. Na história, a mãe e seu filho vivem isolados em um quarto. O único contato que ambos têm com o mundo exterior é a visita periódica do Velho Nick, que os mantém em cativeiro. A mãe, Joy, faz o possível para tornar suportável a vida no local, mas não vê a hora de deixá-lo. Para tanto, elabora um plano em que, com a ajuda do filho, poderá enganar Nick e retornar à realidade.

6. Sexta-feira muito louca (2003)

Gênero: Comédia

Tess e Anna são mãe e filha e vivem uma relação um tanto quanto conturbada. Certo dia, após comerem um biscoito da sorte, elas trocam magicamente de corpos! A partir daí, cada uma precisa aprender a lidar com a vida da outra, com as confusões crescendo ainda mais pelo fato de Tess estar de casamento marcado. As duas só conseguirão voltar aos seus corpos originais ao entenderem e compreenderem a vida uma da outra.

Confira também: 4 filmes emocionantes sobre pais e filhos que você deveria assistir

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais