Confira 5 formas de ajudar no Natal

dez 20, 2019 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O Natal é uma das épocas do ano que mais aproxima pessoas, aumentando sentimentos de empatia e solidariedade. Normalmente, famílias e amigos se reúnem para trocar presentes em volta de uma mesa repleta de comidas deliciosas. Mas infelizmente nem todos têm esse privilégio. Então, que tal aproveitar a data para deixar não só as pessoas do seu convívio felizes, mas também pessoas que você nem conhece? Listamos aqui algumas formas de ajudar no Natal.

1. Adote uma cartinha

Uma das mais famosas campanhas natalinas do Brasil é a Campanha Papai Noel dos Correios. Nos últimos três anos eles receberam 2.5 milhões de cartas. O objetivo é responder às cartinhas e presentear as crianças que escreveram ao bom velhinho. O prazo para adotar a carta online já passou, mas ainda é possível adotar uma cartinha indo até uma agência dos Correios e, depois, levando o presente escolhido pela criança. Para participar e saber mais sobre essa ação, acesse o site.

2. Presenteie um idoso

É comum sermos bombardeados de propagandas que incentivam o consumo nesta época do ano. Imagine no meio desse turbilhão você encontrar uma pessoa que só quer um boné ou um rádio de pilha? Isso é o que acontece na casa de idosos Amor à Vida (GO). Os moradores da casa ficaram famosos depois dos voluntários terem publicado a imagem de cada um deles com seu desejo de Natal. A campanha que emocionou internautas se repete neste ano lá. Mas também pode servir como inspiração para algum asilo mais próximo de sua casa, por exemplo. Que tal reunir algumas pessoas, conversar com a administração do lugar e fazer uma festinha e presentear os idosos?

3. Ceia compartilhada

Algumas instituições que dão suporte para pessoas carentes não têm condição de fazer uma ceia natalina para todos e precisam de ajuda. E essa ajuda pode vir de diferentes maneiras. Com doações de alimentos e voluntários para cozinhar e organizar, por exemplo. Que tal juntar um grupo para fazer a festa de uma instituição? Ou até preparar pratos para distribuir para moradores de rua. Se você não puder colocar a mão na massa, existem algumas vaquinhas virtuais que arrecadam fundos para esse tipo de ação. Procure uma de sua confiança.

4. Apadrinhe uma criança

Várias instituições como escolas e creches têm o programa de apadrinhamento de crianças no Natal. A ideia é dar não somente um presente, como também um kit completo com roupa, sapatinho, itens de higiene pessoal e outras coisas. Varia de acordo com o que a instituição listou. Você pode escolher ou ser sorteado com o nome, idade e medidas para tudo servir direitinho na criança apadrinhada.

5. Doe brinquedos e roupas

Que tal convidar o pequeno para uma limpa no quarto? Vocês podem separar roupas que já não servem mais e brinquedos que não são mais usados para doar. Vale doar para alguma instituição, para os vizinhos ou até mesmo para amigos e parentes. Além de estimular a solidariedade, essa é uma boa maneira de praticar o consumo consciente neste Natal! Quem sabe vocês não se animam e fazem até uma feira de troca de brinquedos?

Leia mais:

Ariane Donegati

Jornalista e entusiasta do desenvolvimento infantil, acredita que brincar é sinônimo de aprendizado e felicidade para as crianças.

    Acompanhe nossas redes sociais