Em 15 de novembro de 1889, era decretada a Proclamação da República do Brasil, na então capital do país, Rio de Janeiro. A partir desta data, acabava a monarquia do Império e nosso país passava a ser considerado uma República, onde a população poderia eleger seus próprios representantes, através do voto direto. Hoje, mais de 120 anos depois, muitas vezes, esquecemos o significado desta data, mas é muito importante conhecer e relembrar a história do nosso país, para compreender melhor o passado, o presente e o futuro do Brasil.

História do Brasil para crianças

Pensando nisso, a Equipe de Curadoria da Leiturinha indicou uma coleção de livros infantis, disponível na Leiturinha Digital, que conta um pouquinho da história do Brasil. Assim, conhecer a história do nosso país vai ser mais fácil e divertido para os pequenos!

Coleção Brasil: Só ama quem conhece

Editora: Zit
Autores: Beatriz, Elizabeth e Ruyter C. Ribeiro
Ilustrador: João Guilherme C. Ribeiro
Melhor idade: pequenos a partir de 7 anos de idade
Disponível em: Leiturinha Digital

Esta coleção, composta por sete livros, conta a história do nosso país para os pequenos, de forma leve e divertida. A descoberta, quem estava aqui quando os portugueses chegaram, o que aconteceu depois disso, como nos tornamos independentes, a vinda da Corte Real Portuguesa, nomes importantes e muitas outras curiosidades que vão despertar o interesse das crianças e, até dos adultos! Ah, e cada livro tem um glossário ao final. Entre tantas riquezas naturais, fauna e flora de pluralidade invejáveis, um passado marcado por interesses e uma população guerreira; vale a pena entender a história desse ‘Brasilzão’ que foi inspiração desses versos lindos de Gonçalves Dias:

Minha terra tem palmeiras
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores.
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Confira os títulos que compõem a Coleção Brasil: Só ama quem conhece:

  • Terra à Vista!
  • Brava Gente Brasileira
  • De Quintal à Capital
  • Porque o Brasil é Grande
  • Minha Bandeira Tem História
  • Meu Estado, Meu Orgulho
  • Homem Voa!

Leia mais:

Profile photo of Paula Piffer

Estudante de Comunicação, ela faz estágio no time de curadoria, atuando na classificação das obras que compõem o acervo da Leiturinha Digital e na produção de conteúdo sobre a sua verdadeira paixão - o universo literário.