Histórias que inspiram o mundo a ser mais gentil

nov 13, 2017 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Educação, Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Nenhum gesto de gentileza, por menor que seja, é perdido.

Esopo

Gentileza, segundo o dicionário, “qualidade ou caráter de gentil; ação nobre, distinta ou amável”. Gen-ti-le-za, quatro sílabas, com um significado tão grande. Pequenos gestos que fazem toda a diferença. Um sorriso, um pedido de desculpas, um elogio inesperado… Um ato de gentileza contagia, deixando mais feliz tanto quem recebe, quanto quem pratica. Com o intuito de espalhar essa alegria, generosidade e empatia pelo mundo, foi criado o Dia Mundial da Gentileza, comemorado em 13 de novembro. Sabendo que as boas ações só trazem o bem, separamos 3 histórias que inspiram você a ser ainda mais gentil. Afinal, gentileza gera gentileza. Confira:

Menino de 5 anos se fantasia de super-herói e ajuda gatos de rua

Conhecido como “Catman”, o pequeno Shon Griffin, da Filadélfia, com apenas cinco anos de idade, descobriu um superpoder: cuidar e dar carinho a gatos abandonados! Vestido com sua roupa de super-herói favorita, Shon visita regularmente o abrigo onde os tios resgatam gatos de rua, alimentando, acariciando os gatos e ajudando a resolver quaisquer problemas que possam surgir. “Foi incrível ver esses gatos, que nem nos permitiam tocá-los, deixarem  Shon fazer isso. Ele deve ter um efeito mágico”, conta Kris, tia do “Catman” Shon.

histórias que inspiram 2

Foto: reprodução

Para mães poderem fazer o ENEM, mulheres se voluntariam para cuidar de seus filhos

Inspirada em uma corrente lançada na rede social em 2016, a jornalista Fernanda Vicente fez uma postagem em seu perfil se oferecendo para cuidar dos filhos das mulheres da região onde mora, para que elas pudessem realizar a prova do ENEM. A adesão e o interesse de outras mulheres foram imediatos e, a partir disso, voluntárias de várias regiões do país surgiram querendo ajudar. Nascia, assim, o Mães no ENEM, ação voluntária, apartidária e sem fins lucrativos, que em menos de 24 horas, ganhou repercussão nacional. O Projeto consiste em reunir mães interessadas em se voluntariar para cuidarem de filhos de outras mamães que precisam prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com uma lista de voluntárias, dividida por estados e cidades, o Mães do ENEM, hoje, já conta com a assistência jurídica da advogada Ana Carolina Moreira Bavon e desenvolve outras ações, como apoio psicológico para mães estudantes, aulas de redação e aulas particulares online, aulas de idiomas, empréstimo de livros, carona solidária, auxílio com trabalhos acadêmicos, orientação psicopedagógica, ajuda com cópia, encadernação e papelaria, doação de laptops, divulgar o projeto nas suas redes sociais, entre outros.

Menina de cinco anos esvazia seu cofrinho para comprar leite para seus colegas de sala

A pequena Sunshine Oelfke, de apenas cinco anos, mora em Michigan, nos EUA, e sempre adorou tomar leite em todas as suas refeições. Quando percebeu que uma de suas colegas de classe não podia comprar o alimento, esvaziou seu cofrinho, contou as moedas, colocou todo o valor que tinha em uma sacola plástica e guardou em sua mochila da escola. Jackie Sue, avó da pequena, ao observar a cena, não entendeu nada, pois sabia que a neta estava juntando aquelas moedas para um dia comprar sua própria moto de neve. Ao perguntar para a pequena o que ela planejava fazer, ouviu a seguinte resposta: “Eu vou usá-lo para comprar o vale-leite para a minha amiga Layla. A mãe dela não tem dinheiro para comprar, mas eu tenho”.

histórias que inspiram 1

Foto: reprodução

Na escola onde as pequenas Sunshine e Layla estudam, há 20 alunos de cinco anos de idade e metade deles não pode comprar os cartões de vale-leite que custam US$ 0,45 na hora do lanche. Isso significa que fornecer leite para cada cada aluno custa aproximadamente US$ 180 por mês. Então, depois de comprar o vale-leite para a Layla, Sunshine levou todo o seu dinheiro do cofrinho para o seu professor, que totalizou US $ 30. Jackie Sue e Sunshine criaram uma página para ajudar a arrecadar dinheiro para o resto do ano letivo. A notícia viralizou e a campanha superou sua meta, arrecadando  US $ 6.000!

Informações de Razões para Acreditar

E você? Conhece alguma história inspiradora de gentileza? Compartilhe aqui com a gente!

Leia mais:

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais