Se tem uma brincadeira que sempre está presente nas confraternizações de final de ano, é o amigo secreto. Seja na festa da firma, na escola ou na família, o amigo secreto é sempre garantia de muitas risadas! Desde o momento do sorteio, até a hora de revelar e trocar os presentes, essa brincadeira é um verdadeiro sucesso. Mas, você sabia que para além do tradicional formato já conhecido, existem várias outras maneiras de reinventar o bom e velho amigo secreto? Para tornar a ceia de final de ano ainda mais divertida aí na sua casa, nós trouxemos aqui 7 ideias de amigo secreto para fazer em família. Confira:

1. Amigo da Onça

Também conhecido como Inimigo Secreto, já dá para imaginar o que acontece nessa brincadeira, né? A ideia aqui é escolher presentes divertidos e engraçados, para tornar o momento uma grande piada! Mas, claro, sempre com respeito! 

2. Amigo Artesanal

Essa é uma ótima opção para economizar e soltar a imaginação! Como o próprio nome sugere, a ideia é presentear com algo feito por nós mesmos. Utilize a criatividade e prepare artesanalmente o presente do seu amigo. Com certeza, ele nunca mais vai se esquecer!

3. Amigo Doce

Chamado também de Amigolate, essa é a brincadeira ideal para os chocólatras de plantão! A regra aqui é simples: só vale presentear com chocolate. Barras, bolos, bombons, caixas, brigadeiros, trufas e todas as variações possíveis!

4. Amigo Temático

Nesse formato, basta escolher um tema para a brincadeira começar. Vale chinelo, caneca, camiseta, livro, pantufa e tudo mais o que a imaginação mandar!

5. Amigo Ladrão

Nessa opção, cada participante compra o presente que gostaria de ganhar. Na hora da brincadeira, coloca-se todos os pacotes no meio da mesa e faz-se um sorteio. Cada um recebe um número e quem tirou o número 1 começa escolhendo o pacote que quer. Em ordem numérica, um a um vai escolhendo um presente que ainda está na mesa ou “roubando” o que outra pessoa já pegou.

6. Amigo Econômico

Como o próprio nome diz, essa é uma opção para quem não quer – ou não pode – gastar muito. Determina-se um valor simbólico para o presente, de R$2,00 a R$5,00, por exemplo, e  cada um tem que usar a criatividade para surpreender com seu presente!

7. Amigo com Fotos

Essa brincadeira tem um gostinho mais que especial! Nela, o sorteio é feito com fotos antigas dos participantes e no momento da revelação, cada um tem que tentar adivinhar quem é a pessoa que tirou!

Leia também:

Profile photo of Ana Clara Oliveira

Jornalista e autora no Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.