A importância da Educação Infantil para o desempenho na escola

dez 11, 2016 | 4 - 6 anos, Criança, Escola, Sem autor

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A pré-escola é fundamental não apenas para o aprendizado, mas também para o comportamento das crianças

As crianças possuem comportamentos muito particulares que se refletem – e, por consequência, são facilmente percebidos – no modo como aprendem. Na primeira infância, os pequenos vão definindo traços de personalidade que carregarão durante toda a vida, mas necessitam de estímulos específicos para que desenvolvam com eficiência as linhas comportamentais e os aprendizados elementares nessa fase.

A fim de que as crianças assimilem novas ideias, é fundamental que elas estejam em ambientes adequados – ou seja: nesse período, fora do núcleo familiar, elas devem reagir a interações com outras crianças e com adultos que possuam bagagem pedagógica, pois é uma fase de bastante criação e significação; assim, a Educação Infantil é fundamental para que o conhecimento básico seja estimulado.

Caráter em formação

Frequentar a pré-escola e começá-la no tempo certo é uma forma de garantir que a criança se acostume e tenha interesse contínuo pelo aprendizado a ser absorvido durante a vida – e não apenas a acadêmica, pois além de dar o incentivo necessário, trabalha em todos os outros alicerces do caráter de cada um.

A educação infantil, nesse ponto, atende ao plano afetivo e cognitivo: com o apoio necessário, o grupo pedagógico ensina dois caminhos em paralelo, tanto como ensinar uma criança a ler, quanto como ensinar a compreender diferentes opiniões; são questões essenciais que devem, na primeira infância, caminhar juntas, para que o comportamento dos pequenos influencie (e seja influenciado) de maneira positiva na sociedade.

Trabalho em conjunto

Nos primeiros anos de vida, a importância da educação infantil influencia no fortalecimento da relação família-escola: a pré-escola ajuda nas questões sociais; e o núcleo familiar também colabora na educação, não apenas na atenção ao tempo certo de cada fase em relação aos anos escolares, mas também no estímulo direcionado e adequado à idade fora desse período. Para isso, existem itens específicos de princípios de matemática, alfabetização ou literatura infantil, que não apenas reforçam o aprendizado, mas também instigam a curiosidade e o interesse.

A educação infantil, portanto, é imprescindível no desempenho escolar das crianças, já que é nessa fase que são promovidos os incentivos ao conhecimento e à formação do caráter individual; as atividades durante o período também são dirigidas para despertar o maior interesse – a exemplos do clube do livro, hora da história e músicas educativas. É, então, parte da família acompanhar o desenvolvimento dos pequenos e continuar em casa o trabalho do grupo pedagógico, para que se tenham resultados efetivos.

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais