Uma história sobre a importância do ócio na infância

abr 13, 2018 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Era uma tarde comum e pacata, rede na varanda, roupa secando no varal, soneca das boas… Mas, o que ninguém esperava era que daria a louca na bicharada! O gato que corre atrás do rato, que pede ajuda pro pato, que ajuda o rato… Farra no quintal é um livro sobre o ócio e o vazio das tardes comuns e o quanto elas podem ser divertidas! A obra de Edith Chacon é uma brincadeira com as palavras e com a imaginação. Ela usa como pano de fundo um quintal, aparentemente muito pacato, e instala ali uma verdadeira farra!

Farra no quintal: um livro sobre a importância do ócio na infância

Farra-no-quintal

A partir deste livro, é possível pensarmos sobre a simplicidade de ser criança e do brincar e sobre a importância da liberdade na infância – liberdade enquanto espaço para a livre criação e imaginação. O ócio e o tempo livre são os espaços necessários para que muitas coisas em potencial sejam imaginadas e, depois, criadas. Um quintal vazio e quieto carrega em si muitas brincadeiras adormecidas que só precisam de uma pessoa (ou de um bicho!) disposta a despertá-las!

Assim acontece no quintal deste livro, que de repente é despertado por uma farra danada de bicho correndo atrás de bicho… E  foi um rebuliço danado, quando os três – pato, gato e rato – foram parar na casa da vizinha, que aprontou uma gritaria e jogou até um sapato neles! Então, todos se espalham, tudo se aquieta e volta à vida pacata de antes. A história deste livro não poderia ser diferente, já que, segundo a autora, foi inspirada nas farras que ela e seus bichos faziam no quintal da chácara de sua avó.

Com a palavra, a autora!

Em suas palavras, ”Como uma ideia puxa outra, fui brincando com as letras do alfabeto e acrescentando-as à palavra ATO. Feita a lista de palavras, o poema foi sendo construído, reconstruído e, ao terminá-lo, fica o convite para o leitor dar continuidade à brincadeira.” O processo criativo é favorecido quando se tem tempo livre! A imaginação, a criatividade e o devaneio possibilitam que a criança transforme sua realidade e construa sua brincadeira de forma autoral e autêntica, transformando e construindo a si mesma enquanto isso.

Por mais tempo livre para nossas crianças!

E você? Já teve uma ideia brilhante enquanto olhava pro teto sem ter nada pra fazer? Conta para a gente! Por mais brincadeiras livres e autorais, que tal criar mais momentos de ócio em casa, libertar a criança que existe em você e alegrar a criança que você tem em casa?

Leia também:

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais