Atenção papais! A ciência comprova que quando um pai cuida do seu pequeno, há um maior desenvolvimento cerebral de algumas áreas! Pode parecer loucura, mas é exatamente isso que um estudo, realizado na Universidade de Tel Avivi, constatou! Homens que cuidam de seus pequenos tem o seu lado cognitivo fortalecido.

A pesquisa mediu o nível da ocitocina, um hormônio que fortalece os vínculos parentais, dos homens e mulheres participantes, assim como também observaram o cérebro desses pais e mães enquanto assistiam aos vídeos em que seus cuidados com os bebês eram mostrados.

Nas mães, foram ativadas as estruturas cerebrais mais primitivas, especialmente à amígdala, associada à maternidade em mamíferos. O mesmo aconteceu para pais que cuidavam de seus filhos. Este resultado, em poucas palavras, significa que o cuidado e o vínculo real entre o adulto e seu pequeno favorece a percepção de sinais sutis sobre de qual atenção o outro precisa e do que ele necessita em determinado momento.

A Leiturinha acredita na importância do cuidado e do vínculo entre papais, mamães e seus pequenos, e aposta no momento da leitura como ponte para fortalecimento constante desse vínculo.

Quando um pai embarca com seu pequeno nessa viagem imaginativa, além de estar contribuindo para o desenvolvimento cognitivo da criança e seu próprio, como indica o estudo, também, também estará vivenciando com a criança momentos e aventuras inesquecíveis!

 

Profile photo of Equipe de Curadoria da Leiturinha

Esta matéria foi produzida pela Equipe de Curadoria da Leiturinha, composta por psicólogas, pedagogas, educadoras e mamães. Elas são especialistas em literatura e desenvolvimento infantil e são responsáveis pela seleção dos livros enviados mensalmente pelo clube.