Como ajudar sua criança a lidar com a ansiedade?

fev 13, 2024 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Comportamento, Criança, Saúde, Sem autor

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Tá chegando? Vai demorar? Tá na hora? Enquanto cresce, a criança experimenta situações novas o tempo inteiro. Isso é mais do que suficiente para ela criar muita expectativa, às vezes até demais. Como ajudar a criança a lidar com a ansiedade?

Em primeiro lugar, precisamos lembrar que ansiedade é um sentimento natural. Por mais que pareça ser ruim, é uma função biológica importante. É ela que desperta um “sistema de alarme” no organismo que ajuda a pessoa a lidar com situações de ameaça ou perigo.

No entanto, isso pode sair do controle – interferindo na rotina. Uma vez que a ansiedade bate, a criança (e qualquer outra pessoa) pode sentir sensações físicas como batimento cardíaco acelerado, mãos suadas, tremores, falta de ar e até tonturas.

Mudar de escola ou de cidade, por exemplo, pode soar como ameaça para a criança, e é preciso que ela lide com isso. Além do mais, para a criança ansiosa, o tempo passa mais devagar. Até algo bom, como a espera por um presente, pode causar uma ansiedade sem tamanho.

Veja 4 dicas que podem ajudar seu filho a lidar com a ansiedade:

1. Brincar de relaxar

Quando a ansiedade parece estar demais, o relaxamento pode ser o melhor caminho. Portanto, ensinar a criança um técnica simples de respiração ajuda bastante a lidar com a ansiedade. Peça para ela respirar fundo por alguns instantes, pensando em coisas boas ou em algum lugar que traga tranquilidade (pode ser a praia, um passeio, etc). Essa técnica ajuda a reverter sensações desconfortáveis e a acalmar a mente.

2. Treinamentos

Se a criança tem medo de elevador, não precisa pegar escada com ela. Segurar a mão dela e manter tranquilamente o trajeto até o andar certo pode funcionar. Assim, fica a mensagem: se sentir ansioso é normal, mas não é preciso evitar algo por conta disso. Sem confrontar, sem evitar, e respeitando o tempo de cada criança, reduz-se as chances da ansiedade ir além do normal e causar alguma fobia.

3. Conversa

A melhor maneira de ajudar o seu filho é reconhecer o que está acontecendo. Falar sobre seus sintomas e sobre situações que os causam pode ser um bom começo. Da mesma forma, explicar a importância e a função da ansiedade também ajuda. Outro jeito de abrir espaço para esse diálogo é falar sobre suas próprias preocupações e como você foi capaz de superá-las. Acima de tudo, é sempre importante escutar o que seu filho tem a dizer.

4. Os livros

Os livros podem ser uma ótima maneira de demonstrar para as crianças maneiras de verbalizar suas experiências e dizer o que e porque estão sentindo. Histórias tem o poder de dar entendimento para situações de ordem emocional difíceis, e a empatia pelos personagens dos livros pode ajudar sua criança a lidar melhor com pensamentos. Vamos ver algumas dicas da Loja Leiturinha?

➡️ O Monstro das Cores

O Monstro das Cores é um livro em Pop-up super interativo que fala da busca de sentido sobre nossos sentimentos e emoções. O monstro das cores bagunçou as próprias emoções e agora não consegue mais dizer o que sente, como ele conseguirá colocar tudo no lugar?

👉 Clique aqui para comprar “O Monstro das Cores” na Loja Leiturinha!

➡️ Meu Irmão é um Abacate

O livro Meu Irmão é um Abacate fala sobre a espera e a expectativa, o desconhecido pode parecer meio estranho, mas é muito mais fácil lidar com ele quando estamos perto de quem amamos.

👉 Clique aqui para comprar “Meu Irmão é um Abacate” na Loja Leiturinha!

➡️ Portas

O livro Portas é um Original Leiturinha que conta a história de Hugo, um menino que está aprendendo a lidar com seus sentimentos. Estando chateado com algum acontecimento na escola, Hugo decide fechar a porta de seu quarto e se afastar das outras pessoas de casa. Aos poucos, o menino percebe que fechar a porta foi necessário naquele momento, mas que as portas dos pais e da irmã estarão sempre abertas para que ele seja amparado nas situações difíceis.

👉 Clique aqui para comprar “Portas ” na Loja Leiturinha!

Temos alguns posts que também podem ajudar:

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais