A literatura infantil no fortalecimento dos vínculos familiares

O fortalecimento de vínculos é uma das premissas do trabalho da Curadoria da Leiturinha. Além de temas sobre o universo literário, os dilemas básicos da infância são abordados de uma maneira sutil nos Kits de livros que a Leiturinha envia todo mês. Alguns assuntos podem ser mais complicados para o entendimento dos pequenos, sendo necessários repertório afetivo e fala resiliente. Neste post, indicaremos um livro infantil que trata de um exemplo de situação conflituosa: a demissão de um emprego. O livro O olho da rua pode auxiliar neste momento delicado, facilitando o diálogo com as crianças.  

Leia também: Como tratar de assuntos complexos com as crianças?

livro-no-olho-da-rua

O olho da rua

Editora: Zit
Texto: Moisés Liporage
Ilustrações: Alexandre Rampazo

Felipinho, ao notar que seu pai estava um pouco triste, sentiu que havia algo diferente acontecendo. De repente, o garoto ouviu sua mãe dizendo que o pai estava no olho da rua. O pequeno, muito preocupado com sua família, decide sair pelas ruas para resgatar seu pai desse tal olho da rua. Ele prepara sua melhor roupa de super-herói, todo seu maquinário e parte com muita coragem para sua aventura. Esta é uma história delicada que convida o leitor a entender e aprender a lidar com conflitos familiares.

Leia também: Um livro infantil para falar sobre bullying com as crianças

Por que a Curadoria da Leiturinha recomenda este livro?

O olho da rua é um livro que mostra a visão, muitas vezes, literal das crianças em relação aos assuntos delicados do cotidiano dos adultos. A imaginação dos pequenos é muito vasta, o que liberta a criatividade quando escutam ou vivenciam experiências inéditas. Esclarecer as situações com sensibilidade e respeito a esses pensamentos fortalece o vínculo familiar e ajuda na formação de valores e condutas construídos a  partir da família. Confira alguns depoimentos que recebemos de papais e mamães que compartilharam esta leitura  com seus pequenos:

Achei uma abordagem muito importante, pois as crianças de hoje estão mais participativas dos problemas de casa, e essa com certeza é uma situação muito atual em várias casas brasileiras: o desemprego dos pais. – Cibele Moschini, mãe do pequeno Vincenzo

Estória bem contada com lindas ilustrações e papel de ótima qualidade! – Marcia Gomes Nunes, mãe do pequeno Felipe

Aborda um tema muito delicado e difícil para os adultos, mas que as crianças precisam saber que existe. – Rosaly de Sousa Pinheiro, mãe da pequena Sofia

Leia mais:

Profile photo of Leiturinha

Esta matéria foi produzida pela equipe de curadoria da Leiturinha, composta por psicólogas, pedagogas, educadoras e mamães. Elas são especialistas em literatura e desenvolvimento infantil e são responsáveis pela seleção dos livros enviados mensalmente pelo clube.