Coleção de livros infantis sobre cultura indígena

ago 8, 2019 | 10+ anos, 7 - 10 anos, Leiturinha, Livros

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Conhecer nossas raízes é muito importante para valorizarmos parte de quem somos e lutarmos também pela permanência dos povos e pela preservação da cultura indígena em nosso país. Por isso, apresentar as tradições, a identidade e a cultura indígena para crianças é fundamental para que as novas gerações não se esqueçam das raízes que formam o povo brasileiro. Pensando nisso, a Loja Leiturinha preparou uma coleção de livros infantis sobre cultura indígena.

A realidade dos povos indígenas no Brasil

Quando o português chegou
Debaixo duma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português.
(Oswald de Andrade)

Muito antes dos europeus chegarem por aqui, nosso país já era povoado por povos indígenas que se espalhavam por todo o território brasileiro. Estima-se que nessa época fossem mais de mil povos, somando entre 2 e 4 milhões de pessoas, que tiveram suas terras, sua cultura, sua origem e suas famílias tiradas de si.

Hoje, infelizmente, poucas tribos restaram, mas elas ainda resistem! Atualmente, são 255 povos, falando mais de 150 línguas diferentes. Segundo o Censo IBGE 2010, são 896.917 indígenas que se dividem entre as cidades e as áreas rurais, representando aproximadamente 0,47% da população total do país.

A custo de muita luta, esses povos vem resistindo para viver e ter seus direitos garantidos, ainda que em meio a muito preconceito, desvalorização e violência. Por isso, apresentar a cultura indígena para crianças desde cedo é fundamental para que possamos tentar construir uma realidade diferente para essas pessoas que representam nosso passado, nossas raízes, nossa origem e nossa cultura.

Cultura Indígena para Crianças

Sabendo que a literatura infantil é sempre uma importante aliada, a Loja Leiturinha preparou a Coleção Cultura Indígena para CriançasSaiba mais sobre cada um dos títulos que compõem essa coleção:

No tempo do verão | Ashi osaretsipaiteki
Adaptação: Rita Carelli
Editora: SESI-SP

A forma mais eficaz de conhecer um povo, é conhecendo primeiro sua língua. Através desta edição bilíngue, seu pequeno irá aprender muito sobre rotina com o povo Ashaninka. Esta obra traz curiosidades e traços do cotidiano do povo Ashaninka, habitantes da Amazônia Peruana. Os belos traços de Mariana Zanetti ilustram a beleza dos costumes deste povo descritos nas palavras de Rita Carelli.

Falando Tupi
Autor: Yaguarê Yamã
Editora: Pallas

Este livro apresenta aos pequenos sobre a cultura da tribo Maraguá e a língua tupi. Você sabia que muitas palavras que usamos tem origem tupi? Itajubá, pipoca, Ubatuba… Nossa língua é muito rica e é muito legal conhecê-la!

Para saber mais ou adquirir a sua Cultura Indígena para Crianças, acesse a Loja Leiturinha!  

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais