Livros Online: literatura infantil em tempos de geração alpha

dez 16, 2022 | Leiturinha, Livros

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Inserir a leitura como hábito na vida das crianças sempre foi um desafio de educadores e pais. Com a evolução da tecnologia e as distrações disponíveis na ponta dos dedos, esse desafio ficou ainda maior. Afinal, a geração alpha já nasceu conectada e manuseia sem problemas – ou melhor, com desenvoltura – tablets e celulares. Mas é justamente a partir da tecnologia que podemos incentivar a leitura: com o livro infantil online. 📱💻

Nesse sentido, os livros infantis para ler online estão aí para mostrar que unir o mundo digital e a literatura pode ser uma saída prática, acessível e divertida para criar novos leitores. Continue acompanhando e conheça todas as vantagens da leitura na infância! 🤓

Geração Alpha: as principais características

Não há como negar: a cada dia que passa, a sensação de aceleração do tempo e das transformações se torna mais presente. De 2010 para cá, sentimos ainda mais essa mudança e a nova geração vivencia e é reflexo disso.

Essa é a geração Alpha: crianças que já nascem em um mundo tecnológico e digital que, ao contrário das gerações anteriores, não precisam se adaptar às transformações porque elas fazem parte do dia a dia e, para elas, “o mundo sempre foi assim”.

Não há uma diferença entre o mundo digital e o mundo real: tudo é um só e a integração entre esses ambientes faz com que as possibilidades dessa geração sejam ampliadas de forma exponencial. 

Isso faz com que as crianças sejam mais atentas e observem mais, reagindo aos múltiplos estímulos aos quais são expostas. Ao contrário das antigas gerações, a geração Alpha vê mais valor nas experiências que vivencia do que na aquisição de bens. 

E, quando o assunto é leitura, não é diferente: o livro infantil online proporciona uma experiência diferente, explorando os sentidos e a emoção dos pequenos leitores. 👦👧 

Sua visão de mundo mais ampla permite que a geração Alpha contextualize suas leituras e faça conexões de informações e conhecimentos.

Assim, é natural que se tenha a impressão de que se trata de uma geração “mais inteligente”, afinal, sua percepção de mundo é muito maior do que a das gerações anteriores.

Qual é a influência da literatura na formação da criança?

📚 Ler para uma criança colabora com seu desenvolvimento. O tempo de qualidade que é oferecido a uma criança quando se faz uma leitura com ela permite que ela crie a percepção de que ler é um ato de amor e carinho para si mesmo e também para o outro. 

Educadores, pais e responsáveis têm como papel nesta missão introduzir a literatura na formação das crianças e facilitar sua compreensão. E os benefícios são sentidos antes mesmo do nascimento: ler desde a gestação é super saudável! Afinal, literatura não tem idade. 

A formação da identidade pessoal de uma criança pode ter interferências positivas quando o hábito da leitura é presente na sua vida. Sua relação com o mundo, com as pessoas e também com tudo que a rodeia se torna muito mais humana.

👉 Saiba mais sobre os benefícios da leitura na infância

Os benefícios da leitura na infância

Os pequenos têm a importante missão já na infância de começar a construir sua personalidade. Os livros infantis, por meio de suas histórias, têm um papel essencial porque, a partir deles, as crianças exercitam sua percepção em relação ao mundo. 

Eles também estimulam a imaginação, fazendo com que os pequenos interpretem experiências novas. Além disso, a leitura na educação infantil – seja de livro físico ou de livro infantil online – oferece alguns outros benefícios para os seus filhos:

👉 Desenvolve a atenção, concentração, memória e raciocínio.

👉 Auxilia seu filho a perceber e lidar com sentimentos e emoções.

👉 Estimula o desenvolvimento da empatia.

👉 Reduz problemas comportamentais, como agressividade.

👉 Desenvolve a linguagem oral.

Os livros online como aliados! 

Se antes era preciso ir até uma livraria ou biblioteca para se deliciar e aproveitar todos os benefícios da literatura, hoje, além dos clubes de assinatura – como o Clube Leiturinha – que entregam os livros em casa, os livros infantis online possibilitam que as crianças leiam a qualquer momento e em qualquer lugar! 

📲 Os livros online geralmente são mais baratos (ou de graça), o que faz com que se tenha mais conteúdo com menos gastos. Além de, claro, entregar literatura na linguagem e formato tão naturais à geração Alpha. Assim, a qualidade do conteúdo se mantém e, muitas vezes, algumas novas interações são exploradas no digital, como áudios e animações.

Outra característica do livro online é a sua praticidade: a criança pode ter acesso à história de forma prática e fácil. Apesar de simples, essa funcionalidade e flexibilidade podem ser diferenciais bem importantes na adesão do hábito de ler. 📖

Livros online no Clube Leiturinha

Unir as experiências dos livros físicos e também dos livros online é uma premissa do Clube Leiturinha, o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil. Com o objetivo de facilitar o acesso à leitura e também fortalecer a relação das crianças com o mundo dos livros, o Clube Leiturinha está em constante evolução, acompanhando as mudanças e transformações que impactam diretamente as crianças e sua relação com a leitura.

Ao se tornar um assinante do Clube, você recebe mensalmente um kit com livros selecionados a partir de uma curadoria feita por especialistas, além de surpresinhas, acesso ao App Leiturinha – com livros infantis online – e outros benefícios na Loja Leiturinha. 

✅ São três opções de planos: o Plano Mini, o Plano Uni e o Plano Duni, que foram pensados especialmente para oferecer uma experiência única e incrível de leitura para as crianças.

O jeito de ler mudou e o Clube Leiturinha é parceiro de pais e responsáveis na tarefa de se adaptar e tornar a leitura um prazer para pequenos de todas as idades: conheça! 📚

Leia mais

👉 Alfabetização infantil: Tem hora certa para começar? 

👉 Como aplicar a disciplina positiva na prática? | Blog Leiturinha

👉 5 opções de atividades de alfabetização e letramento | Blog Leiturinha

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais