Como saber se seu filho tem medo além do normal?

fev 19, 2021 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Comportamento, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O medo faz parte da natureza humana e é importante para o desenvolvimento emocional, especialmente das crianças. Afinal, é o medo que nos ajuda a avaliar os perigos e possíveis ameaças a nossa saúde, por exemplo. No entanto, é preciso cuidado com o excesso de medo, pois esse sentimento pode prejudicar nossos relacionamentos e nossa forma de lidar com o mundo. Sendo assim, como identificar se o medo além do normal faz parte da vida do seu filho ou filha? Veja abaixo e descubra o que você pode fazer para ajudar!

O que é o medo?

O medo está diretamente ligado à ansiedade. Por isso, essas palavras são quase sinônimos para a psicologia. É o medo que permite decidir se devemos enfrentar ou fugir de uma ameaça, por exemplo. E, inclusive, identificar se ela é real.

No caso das crianças, existem medos considerados saudáveis. Isso porque são medos típicos da infância e que, portanto, não devem preocupar os pais e responsáveis. Alguns exemplos seriam o medo de pessoas estranhas, de mudanças, de fogos de artifício, do escuro, do lobo mau e até do dentista e do Papai Noel.

E há também medos passageiros, que surgem e desaparecem sem grandes influências na vida das crianças. Geralmente, todos esses são medos administráveis, pois a simples presença da mãe, do pai ou de outro cuidador é suficiente para deixar a criança segura.

No entanto, em alguns casos, esse mecanismo de verificação do perigo pode acontecer de maneira exacerbada ou fantasiosa. Quando isso acontece, a criança passa a ser prejudicada e pode desenvolver distúrbios de ansiedade e fobias. Nesse sentido, os pequenos e pequenas demonstram medos de coisas e lugares específicos, sem justificativas reais.

Como saber se há medo além do normal?

Os pais e responsáveis devem identificar se o medo está atrapalhando a rotina ou impedindo a criança de realizar atividades das quais ela gosta. Nesses casos em que a criança se fecha diante do mundo, o medo merece maior atenção. Por isso, é importante que os cuidadores aprendam a distinguir o medo que procede do medo que não tem justificativa.

Uma criança que levou uma mordida de um cachorro, por exemplo, pode sentir medo de cães. É uma situação normal. Porém, se ela tem medo de cachorros sem ter tido contato com um ou evita um caminho com frequência por conta do animal, mesmo na presença dos pais, esse já pode ser um medo desproporcional, gerando sofrimento  na criança. Ou seja, que precisa de tratamento adequado.

Além disso, é muito comum que as crianças não verbalizem seus medos. No entanto, elas demonstram sinais como dor de barriga, palpitação, náuseas e descontrole para fazer xixi, por exemplo. Portanto, perceber quando essas situações ocorrem é importante para reconhecer a origem do medo do pequeno ou pequena.

Desse modo, o primeiro passo para os pais e responsáveis é a observação. Fique atento aos medos da criança. Caso você note algo diferente, não hesite em procurar a ajuda de um psicólogo infantil. Aliás, você também pode pedir para a escola indicar um profissional adequado para lidar com essa situação.

Como lidar com o medo além do normal?

Para lidar com o medo excessivo é necessário o apoio de um psicólogo infantil. No entanto, para além da ajuda profissional, os pais e responsáveis podem ajudar a criança que tem medo com algumas atitudes. Acompanhe!

  1. Fale com a criança sobre seus medos e ouça o que ela tem a dizer. É importante que a criança se sinta segura para compartilhar seus temores e inseguranças, sem receio de julgamentos. Por isso, seja compreensivo para ajudá-la a enfrentar essa situação.
  2. Nunca use o medo da criança como meio de poder sobre ela. Ameaças e castigos irão apenas intensificar os seus temores.
  3. Quando a criança visitar ambientes que não são familiares, como a escola, a casa de um amigo ou o consultório médico, por exemplo, deixe que ela escolha algum objeto familiar para acompanhá-la. Isso lhe dará mais segurança.
  4. Use estratégias para distrair a criança do seu medo, conversando com naturalidade e sem exageros.
  5. Fale a verdade sobre os medos reais. As mentiras não ajudarão a criança a enfrentar seus temores. Além disso, os pequenos e pequenas precisam construir noções dos perigos reais.

 

Como a literatura infantil pode ajudar

Que tal um bom livro infantil para ajudar as crianças a superar o medo? A literatura pode ser uma importante aliada na hora de lidar com situações que causam angústia, por exemplo. Assim, podemos ajudar as crianças a lidar com seus temores e não serem dominada por eles. Acompanhe!

Senhor Lobo Bom

O Lobo Mau é bastante conhecido por ser feroz e nada amigável. Mas será que é sempre assim? Nesse livro, Laerte Silvino revisita diversas histórias clássicas da literatura universal e apresenta uma nova perspectiva sobre esse famoso personagem.

Quer levar o livro Senhor Lobo Bom para sua casa? Clique aqui e acesse o site da Loja Leiturinha!

E se eu sentir… medo?

Ao longo do dia, das semanas, dos meses e dos anos, sentimos um turbilhão de emoções e sentimentos: medo, felicidade, raiva, tristeza…

Alguns nos enchem de alegria. Outros, por outro lado, causam aflições e frustrações. O medo é um sentimento natural, que funciona como uma proteção. Porém, como alguns medos são reais e outros não, é preciso entendê-los e enfrentar cada um deles com coragem e determinação. Por isso, essa leitura é a escolha ideal para os pequenos.

Gostou? Você encontra o livro E se eu sentir…medo? na Loja Leiturinha! É só clicar aqui para conferir.

Quer continuar conversando com as crianças sobre o medo além do normal, emoções e sentimentos? Descubra os melhores livros na Loja Leiturinha! Acesse o site e descubra livros selecionados por nossos especialistas para os pequenos e pequenas!

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais