Quem conhece a gaita já sabe quem tá chegando! É o Júlio e toda a bicharada do Cocoricó, que agora fazem parte da programação do aplicativo PlayKids. Os assinantes vão amar assistir às histórias dos personagens e aprender grandes lições com eles.

No ar desde 1996, o programa é um dos maiores sucessos da TV Cultura e faz parte da infância de muitas crianças, por trazer elementos lúdicos como bichos falantes, crianças carismáticas e “causos” contados pela vovó. Se a série tivesse um cheiro, seria o de bolo da fazenda. Dentre os vídeos que nossa curadoria selecionou para a criançada, alguns são impagáveis e garantem o aprendizado e a diversão. Olha só!

Dita de Neve e os Sete Anões

Dita de neve

Essa versão toda maluca do clássico conto da Branca de Neve é toda diferente e engraçada. Ao invés de sete, temos um único anão que se chama “Sete Anões”. A bruxa malvada na história não é tão malvada e provoca gargalhadas das crianças cada vez que aparece. O espelho mágico é um ajudante da bruxa que traz para ela um notebook com webcam. É uma excelente oportunidade para conversar com as crianças sobre as diferenças do conto original com essa versão, falando de tecnologia, de inveja e de como a beleza é relativa.

Os Cigarras e as Formigas

Os Cigarras e as Formigas

Outra grande adaptação de um conto clássico, dessa vez em um ambiente inusitado: o Velho-Oeste. Os Cigarras são na verdade um trio musical formado por Caco, Lili e Júlio. A briga entre moradores de Cocoricoland e os músicos fanfarrões são resolvidos por Alípio, que aqui faz o papel de conciliador, apaziguando a discussão. Além de fazer a criançada gargalhar, o episódio traz uma mensagem muito legal sobre a importância da música na vida e na resolução de problemas de forma pacífica.

O Gaitista de Quixeramobim

O Gaitista de Quixeramobim

A versão de “O Flautista de Hamelin” contada pela turma do Paiol tem o ritmo de forró e um visual baseado no Cangaço. Grande parte do episódio é cantado e a letra das músicas tem a influência da literatura de Cordel.

Só isso já seria um bom motivo para curtir a história, mas o melhor começa quando o gaitista chega para resolver um grande problema na cidade de Quixeramobim. Você já deve saber quem é o tocador de gaita, né? Claro que é o Júlio. Ele toca seu instrumento para afastar os ratos da cidade, mas acaba fazendo amizade com um ratinho que quer aprender a tocar gaita. Depois disso, tudo vira uma história 100% inédita e com um toque de fantasia e muita música.

Uma dica: os episódios de Cocoricó disponíveis na plataforma PlayKids ficam ainda melhores quando são comparados com as versões originais dos contos. Por isso, o ideal é assisti-los e em seguida ler com a criança os livros com as histórias clássicas, desenvolvendo a criatividade dela e também a capacidade de resolução de problemas.

E uma dica adicional, que pode virar um grande programa em família: trazer os personagens de Cocoricó e os contos para a vida em família. O pai imagina que é o espelho, a mãe imagina-se como a bruxa, a criança como a Branca de Neve assim por diante. O desafio é inverter os papéis: fazer a Branca de Neve perseguir a bruxa, por exemplo, usando o espelho como seu ajudante. Isso vai proporcionar momentos divertidos e inspirar a criança para usar a imaginação cada vez mais. Vai ser incrível!

Leia mais:

Profile photo of João Godoy

João Godoy é editor de conteúdo da PlayKids. Roteirista e produtor criativo, é um dos criadores dos personagens da série animada O Pequeno Mundo de Dante.