Pode ser que você não tenha como parar muitos dias durante as férias das crianças. Ou que a parte financeira esteja pesando um pouco. Ou que não tenha nem tempo para planejar. É normal! Mas a boa notícia é que um dia fora de casa basta para a criança ter os benefícios de uma viagem longa. Se der para ficar mais dias, melhor. Se não der nem para dormir fora, sem problemas. Sair de casa o dia todo já será suficientemente renovador. Reunimos alguns benefícios de viajar com a família, nem que seja só uma escapada!

5 benefícios de viajar com as crianças nas férias

1. Atividades físicas ajudam a criança a manter o peso ideal, a saúde e um bom nível de energia. Essa é uma das principais estratégias para combater a obesidade infantil. E um novo destino é um convite para a criança sair do sofá e se mexer.

2. Brincar ao ar livre aumenta as taxas de vitamina D, o que previne doenças respiratórias e outros problemas de saúde. Ambientes mais naturais também favorecem o desenvolvimento cognitivo bem como podem ajudar na redução dos sintomas do transtorno de déficit de atenção e da hiperatividade. Igualmente, passar dois dias em uma cidade mais tranquila e verde regula a produção de melatonina, responsável por um bom sono.

3. É comprovado: brincar favorece o desenvolvimento emocional das crianças. Já a falta de tempo livre contribui para problemas como a ansiedade. Portanto, uma viagenzinha é sempre bem-vinda. É uma ótima oportunidade para novas brincadeiras e interações sociais com outras crianças e pessoas.

4. Em tempos de correria, é difícil desenvolver atividades coletivas ou curtir um tempo em família. Por isso, viajar é a desculpa perfeita para recuperar o tempo “perdido” e melhorar o vínculo entre pais e filhos.

5. Viajar é criar lembranças. Não só de bons momentos, mas também dos complicados, que farão parte de histórias contadas mais tarde. No entanto, as responsabilidades diárias fazem com que a gente deixe a viagem sempre para “amanhã”. Mas nunca é tarde para lembrar que “hoje” é um bom dia para começar a planejar as férias, nem que elas sejam curtas! Sair de onde vive com a família é uma das melhores decisões para uma vida mais saudável e feliz.

Assim sendo… Quando será a sua próxima viagem com a família?

Confira: