Música infantil educativa: ensine o alfabeto para seu filho pequeno

nov 27, 2016 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Além da escola, outra grande responsável pela educação e alfabetização de uma criança é sua família. Tornar o ambiente familiar em uma escola divertida e, sobretudo, com o amor dos pais, é uma boa pedida para desenvolver o gosto do pequeno em aprender.

Entre 2 e 3 anos de idade as crianças já são capazes de reconhecer algumas palavras do alfabeto, e entre 4 e 5 boa parte delas já são compreendidas e faladas. A ajuda de livros ilustrados de história infantil, brinquedos educativos e outros métodos interativos podem ser grandes aliados na fase de alfabetização, assim como é o caso das canções infantis.

Nesse processo de aprendizado, é extremamente importante promover atividades diferenciadas para atrair e agradar a criança. Assim como ouvir histórias, a música tem um grande papel na alfabetização, pois desperta os mais diversos sentimentos e emoções, sobretudo os positivos.

A estrutura da música infantil educativa é basicamente a mesma na maioria dos casos e é baseada em uma didática de memorização e, principalmente, aprendizado. As rimas e as repetições são as grandes responsáveis, pois a criança aprende a cantar e memorizar as vogais e consoantes gradualmente.

Isso se reflete também na comunicação do pequeno que, com a cantoria, desenvolve suas habilidades de fala, além de compreender melhor o significado das coisas.

Tudo isso é trabalhado de maneira agradável, com ritmos atrativos e empolgantes. Autoestima, criatividade e concentração são outros benefícios da música – todo tipo dela!

Variedade

Uma das vantagens desse método é que os pais podem variar sempre que quiserem. Há um acervo grande de músicas infantis educativas, das mais agitadas às mais relaxantes – que ainda podem contribuir com o sono do pequeno.

Em grandes mídias sociais, como o Youtube e Facebook, é possível encontrar canais e páginas com diversas canções infantis.

Mobilidade

Outro grande ponto: as canções podem ser tocadas dentro de casa, no carro, no parque – enfim, nos mais variados lugares. Essa atividade é uma boa alternativa para desenvolver mais rapidamente as habilidades da criança com o alfabeto, visto que a fixação será maior. Quanto mais frequente, maior a capacitação da criança em raciocinar e aprender o alfabeto.

Introduzir a música na rotina da criança vai se refletir não só na praticidade em alfabetizar-se, mas também em despertar sua sensibilização e criatividade, além de aguçar seu gosto musical desde cedo.

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais