Uma playlist perfeita para ouvir com a mamãe antes de nascer

dez 8, 2017 | Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Ah… A música! Quem não adora curtir e relaxar ao som da sua canção favorita? Além de proporcionar deliciosos momentos, a musicalização é muito importante para o desenvolvimento de adultos e crianças. Especialmente durante a infância, a música tem um papel fundamental, colaborando com o desenvolvimento de capacidades sensoriais, assim como o processo de aquisição da linguagem e os aspectos relacionais e sociais. Além disso, o  contato precoce com a música cria repertório para que a criança se comunique de forma mais fluída e tenha um pleno desenvolvimento intelectual.

Ouvindo música ainda antes do nascimento!

Conforme já citado, o contato com a música, desde cedo, só traz benefícios para os pequenos. Mas você sabia que a musicalização pode começar ainda antes do nascimento? Isso mesmo, já durante a gravidez, as mamães podem ouvir música junto com o seu pequeno! Por volta do quinto mês de gestação, o bebê passa a ouvir os sons externos. Nesse momento, a mãe pode começar a interagir ainda mais com o barrigão, conversando, lendo histórias (leia para o seu bebê durante a gravidez com estas 4 dicas) e, claro, ouvindo música!

Confira alguns benefícios de ouvir música com o bebê ainda na barriga:

Aumenta a atividade cerebral do bebê

Embora ainda não seja comprovado pela ciência, alguns especialistas apontam uma relação entre a estimulação musical na gestação e o melhor desenvolvimento cognitivo, emocional e de conduta do bebê após o seu nascimento.

Fortalece o vínculo com o pequeno

O momento de ouvir música pode ser acompanhado por muito carinho e amor! Dessa forma, mamãe e papai se aproximam do bebê, aumentando o vínculo de afeto com ele. Cantar junto com a música também colabora para que o pequeno assimile a voz dos pais, desde antes do nascimento.

Contribui com o bem-estar da mãe

Ouvir música ajuda a diminuir alguns sintomas comuns na gravidez, como ansiedade, depressão, estresse, angústia, insônia e hipersensibilidade. Ao ouvir uma música que gosta, a mulher fica mais tranquila e relaxada!

Acalma o bebê após o seu nascimento

Após o nascimento do pequeno, as músicas ouvidas durante a gestação podem acalmar o bebê. Isso porque alguns especialistas apontam que o pequeno reconhece as músicas ouvidas com mais frequência antes do nascimento, o que colabora para acalmá-lo, reduzindo cólicas e ajudando na hora do sono.

Músicas para ouvir na gravidez

Pensando em toooodos esses  benefícios que a música traz para os pequenos, ainda na barriga, a Leiturinha preparou uma playlist super especial em seu Spotify. Com melodias deliciosas, que vão da MPB à música clássica, passando por famosas canções infantis, a playlist Para ouvir antes de nascer vai alegrar ainda mais os dias de mamães e bebês! <3

Gostou da playlist? Então, não deixe de segui-la e de compartilhá-la com as mamães! <3 

Leia mais:

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais