Por trás dos contos mais famosos e clássicos estão aprendizados para toda a vida. Conheça e passe para seu filho.

Não é à toa que os contos infantis foram criados. As histórias contadas nesse gênero literário carregam importantes mensagens para a formação das crianças, inspirando a reflexão e o aprendizado moral de meninos e meninas do mundo todo. Para tornar essa formação mais atrativa, é utilizado um conto lúdico e divertido, como o clássico Cinderela.

O conto

A história da Cinderela é um dos contos de fada mais aclamados e conhecidos em todo o mundo e já recebeu inúmeras adaptações, sendo as versões de Perrault e da Disney as mais conhecidas.

Tudo começa quando o pai de Cinderela ficou viúvo e casou-se com uma mulher que tinha duas filhas. Essa mulher e suas filhas aplicavam castigos nela sem nenhum motivo e quase sempre a humilhavam, obrigando-a fazer tarefas de casa sozinha, dentre outras maldades. O rei, que tinha um filho cobiçado por todas as garotas do reino, convocou as duas filhas da madrasta de Cinderela para irem a um baile, uma festa preparada com a finalidade de escolher uma noiva para o príncipe, filho do rei.

Cinderela ficou bastante abalada por não receber o convite, afinal, seu grande sonho era participar de um baile desses. A mocinha até tenta ir com suas irmãs, mas é impedida por não ter nenhum vestido de gala. Misteriosamente, uma fada madrinha aparece e lhe dá de presente um lindo e luxuoso vestido, acompanhado de uma carruagem dourada para levá-la até o baile. Havia um porém: Cinderela tinha que voltar até meia-noite para casa.

Chegando ao baile, Cinderela chama a atenção de todos com sua beleza e encanto, sobretudo a atenção do príncipe, que quis dançar somente com a moça durante o baile. Quando o relógio soou meia-noite, a jovem teve que sair da festa apressada, deixando acidentalmente um pé de seu sapatinho de cristal na escadaria do palácio. No outro dia, o príncipe ordenou que procurassem a moça por todo o reino, mas sua única referência era o sapatinho esquecido. Após muita procura, descobriram que o sapato era de Cinderela, e eles finalmente se encontraram. Apaixonados, casaram-se e foram felizes para sempre.

A moral

A primeira reflexão moral que nos é trazida lendo os livros infantis ou assistindo à história de Cinderela é que, com humildade e fé nos sonhos, podemos chegar a qualquer lugar. Mesmo com todos os desafios da sua rotina e condição, Cinderela conquistou o que desejava e teve um final feliz.

Acredita-se que, como diversos outros contos de fadas, a história de Cinderela traga uma reflexão acerca de valores como educação, bondade, resiliência, igualdade, além de amor. Ter inteligência, coragem e bom-senso também são características que levaram Cinderela a conquistar o seu sonho, e são também passados como aprendizado para as crianças.