Obesidade infantil pode prejudicar o aprendizado?

maio 5, 2018 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança, Saúde, Sem autor

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a taxa de crianças obesas no mundo todo chegará a 75 milhões até 2025

Hipertensão, diabetes, baixa autoestima, cansaço, alterações no sono, problemas nas articulações e nos músculos são algumas das complicações que a obesidade pode causar às crianças. Além disso, o impacto no desempenho escolar e no processo de aprendizado dos pequenos também está entre as consequências da obesidade.

Pesquisas apontam que a obesidade pode interferir no desenvolvimento do córtex pré-frontal e do córtex cingulado anterior, partes do cérebro responsáveis pelo raciocínio e aprendizado do ser humano.

Outra consequência relacionada à dificuldade no aprendizado é a má alimentação. Os alimentos processados e industrializados possuem baixo teor nutricional, o que prejudica o desenvolvimento neurológico.

Tanto no caso de obesidade, quanto no de má alimentação, é importante que os pais fiquem atentos. A obesidade é um dos problemas de saúde pública mais graves do século XXI , com expectativa de haver 75 milhões de crianças obesas e com sobrepeso no mundo até 2025, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nutrição infantil: como evitar a obesidade no meu filho

Resultado da má alimentação e da falta de exercícios físicos , a taxa de obesidade vem crescendo a cada dia. Por isso, é fundamental que pais e responsáveis ajudem as crianças a evitar tal realidade. Caso, seu pequeno já se encontre com este problema, é muito importante procurar um profissional para modificar hábitos, tornar a alimentação mais saudável e sair deste quadro de saúde.

Opte por alimentos com alta quantidade nutricional e boa digestibilidade, como frutas, fibras, legumes, verduras, carnes e sopas. Estes ingredientes devem fazer parte da alimentação durante toda a semana. Prefira sempre os sucos naturais, evitando o consumo exagerado de refrigerantes e líquidos com muito corante e açúcares. Os “mimos” devem ser oferecidos eventualmente, sem que se tornem parte do dia a dia da criança.

No entanto, não são só os alimentos que precisam ser substituídos. Outros hábitos, tanto dos pais quanto dos filhos, também devem ser repensados. É importante, por exemplo, que toda a família participe das refeições, procurando sempre seguir um horário padrão. Deixar que a criança coma quando quiser, pode desregular seu intestino e contribuir para o aumento do seu peso corporal.

Assim como existe a educação escolar, existe também a educação alimentar. Portanto, os pais e responsáveis precisam garantir que, mesmo com certa autoridade, as refeições sejam prazerosas, divertidas e livres de grandes tensões, fazendo com que a criança valorize a educação alimentar. Preparar pratos coloridos, oferecer jogos educativos ou mesmo pedir para que o pequeno prepare seus próprios lanches saudáveis irá ajudá-lo a desenvolver um paladar mais regulado.

Os vilões mais comuns da lancheira das crianças

achocolatado-leiturinha

Como montar uma lancheira saudável? O lanchinho que preparamos todos os dias pode esconder vilões nocivos à saúde alimentar dos pequenos, por isso preparamos uma matéria alertando sobre os principais vilões das lancheiras das crianças.

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais