Os benefícios do balé para crianças

nov 14, 2017 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança, Saúde

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Dançar é muito divertido, mas você sabia que a prática é também benéfica para as crianças? Um exemplo de estilo de dança que une diversão com benefícios físicos é o balé. Por isso, reunimos aqui os benefícios do balé para crianças.

1. Disciplina e concentração

Esses são alguns dos grandes pontos positivos da prática do balé, assim como muitos outros esportes. A dança, em geral, requer disciplina e atenção dos praticantes que precisam se ater aos movimentos, além de aprender e lembrar as sequências complexas da dança.

2. Coordenação motora

A primeira coisa que você perceberá ao ver a evolução da criança no balé será o desenvolvimento de seus movimentos. Com a dança elas terão que aprender movimentos como saltos e giros estimulando sua coordenação motora.

3. Fortalecendo as amizades

Esse é mais um benefício comum entre os esportes. O balé não se resume somente nas sequências de movimentos individuais, mas também no uso do espaço como um todo e isso fica mais harmônico à medida em que todos os dançarinos alinham seus movimentos. Para isso acontecer é preciso prática, mas também diálogo e um bom relacionamento entre todos que dividem o palco.

4. Confiança

A socialização com outras crianças e acompanhando seu desenvolvimento a cada semana, a criança tende a ficar cada vez mais extrovertida e confiar mais em si mesma e em seu potencial.

5. Aprendizagem

Em geral, as coreografias do ballet clássico sao baseadas em peças clássicas, como o Lago dos Cisne, um dos balés mais famosos ao redor do mundo. O contato com obras de grandes musicos é um estímulo para as crianças desenvolverem o gosto por diferentes culturas, além de otimizar sua consciência sensorial e intelectual.

Quando colocar meu pequeno no balé?

Existe uma modalidade de ballet para crianças entre 3 e 6 anos, nessa fase os movimentos são focados em brincadeiras que estimulam os movimentos e dão base para que mais tarde a criança aprenda os movimentos mais complexos. A partir dos 7 anos as aulas serão focadas no domínio do corpo e na musicalidade, requerendo cada vez mais disciplina e concentração dos pequenos.

Leia mais:

 

Conheça nossa playlist com músicas para inspirar o movimento e a dança!

Ariane Donegati

Jornalista e entusiasta do desenvolvimento infantil, acredita que brincar é sinônimo de aprendizado e felicidade para as crianças.

    Acompanhe nossas redes sociais