Um livro infantil sobre diversidade para ler com seu pequeno

nov 18, 2019 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Por que ele é diferente? Por que ela tem cabelo enrolado e o meu é liso? Por que ele é mais alto do que eu?

Questões como estas são feitas pelos pequenos regularmente quando eles já são capazes de promover um pensamento crítico e reflexivo. Afinal, a diversidade nos cerca a todo momento. Vivemos em um mundo repleto de diferenças, onde a essência de cada um se constrói em suas particularidades. Por isso, é importante que se fale sobre isso com os pequenos desde cedo. Afinal, o diálogo é imprescindível para auxiliar o desenvolvimento e formação do caráter e da personalidade. Pensando nisso, confira um livro infantil sobre diversidade para abordar esse assunto com as crianças.

O primeiro passo para que o pequeno entenda e respeite a diversidade é o exemplo.

Nascemos todos diferentes uns dos outros e essa diferença é muito positiva, pois é ela que garante a construção de tantas coisas em nosso mundo. Essa diferença nos enriquece, afinal não nascemos prontos e precisamos do outro para nos integrar. A diversidade nos transforma e nos permite experiências novas adentrando e melhorando nossa perspectiva enquanto seres mais humanistas e menos preconceituosos.

Os pais são o maior exemplo que o pequeno poderá seguir. O respeito e o esclarecimento da realidade em que vivemos devem ser ditos e expressados  dentro de casa. Entender o que é a diversidade e que ela existe é fundamental para que consigamos respeitá-la. Afinal, as culturas se misturam e quando existe o entendimento de cada uma delas contribuímos para uma vivência em sociedade mais saudável e gentil.

A literatura infantil pelo respeito às diferenças

A literatura infantil com toda sua efetividade, mais uma vez vem cumprindo seu papel de um excelente instrumento para abordar temas como este com os pequenos. Com ela, há um exercício diário com a imaginação, permitindo o desenvolvimento dos sentimentos e emoções da criança de maneira significativa. Isso faz com que ela consiga se colocar no lugar do outro e estimulando a empatia. Assim, buscar esta realidade dentro do universo literário, facilita a abordagem e norteia a conduta dos pais dentro desta perspectiva. Pensando nisso, a Equipe de Curadoria da Leiturinha trouxe uma dica de leitura muito especial! “Eu gosto de pessoas” trata a diversidade de maneira leve, lúdica e divertida, trazendo o tema para o dia a dia dos pequenos e propiciando o diálogo sobre o respeito às diferenças!

Eu gosto de pessoas: Um livro infantil sobre diversidade e a importância do respeito!

eu gosto de pessoas

Este título, editado pela Saber e Ler, é um Lançamento Exclusivo Leiturinha, que exalta o que há de humano em todos nós: as singularidades. Com este livro é possível discutir questões importantes como respeito e preconceito com seu pequeno.

A partir de uma visão ampliada da vida, desenvolvemos uma noção mais crítica e democrática sobre as mais variadas formas de estar no mundo. Respeitando, assim, a identidade de cada um. Isso contribui para a construção de uma sociedade mais solidária e menos violenta. Por meio das ilustrações detalhistas do autor Sebastián De La Serna, que casam perfeitamente com o texto, é possível desenvolver habilidades de atenção e concentração no seu pequeno leitor.

Para receber livros incríveis como esse e incentivar a leitura em sua casa desde cedo, faça parte do Clube Leiturinha

Fernanda Veiga

Mãe da Helena, formada em Pedagogia, especialista em Relações Interpessoais e Educação Moral. Descobriu na literatura infantil uma das suas maiores paixões e acredita que a leitura tem o simples poder de transformar e ressignificar as pessoas.

    Acompanhe nossas redes sociais