Por que falar de amor aos pequenos?

nov 26, 2018 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Comportamento, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Poetas, românticos, filósofos se perguntam… o que é o amor? As respostas? Poemas, músicas, cartas, teatro, cinema. Tudo para tentar dar conta de um pedacinho que seja deste sentimento, tantas são suas facetas.

Em suas mais variadas manifestações, o amor é fraternal, amigo e cuidadoso. Amor vem em formato de bronca e de “não”. Amor também é disciplina. É vivido no dia a dia, em olhares, gestos, palavras, silêncios. É sentido entre irmãos, amigos, vizinhos, casais – aquele laço de afeto, de querer bem. Assim, falar de amor aos pequenos, por si só, já pode ser um ato de amor. A palavra que conduz uma breve explicação que seja desse sentimento, já é tempo doado, já é palavra de carinho, amor aos pouquinhos.

Além de tudo isso, dar nomes aos sentimentos vivenciados, contribui para que eles identifiquem suas emoções. O que tem sido um tema bastante recorrente no âmbito da educação e da psicologia infantil. Em casa, nada mais reconfortante para uma criança do que alguém dizer a ela: “você está se comportando assim porque está se sentindo cansado”, por exemplo.

Como sempre, os livros são excelentes porta-vozes de todo tipo de sentimentos e, quando se trata de amor, em suas mais variadas manifestações, há que se ter sempre uma pitadinha de poesia e beleza no ar. A literatura infantil cumpre bem esta função, apresentando personagens em situações diversas, permitindo que os pequenos se identifiquem e se permitam falar sobre os próprios sentimentos a partir deles.

No clima de fim de ano, para encher ainda mais os corações de ternura e afeto, preparamos esta listinha que exala amor por todos as páginas… Confira!

5  livros sobre amizade e amor para os pequenos

1. Ralf e Demi

Editora: Quatro Cantos

Falar de “cara metade” parece piegas e até retrógrado, mas falar de uma incompletude que todos temos e sentimos, apresenta aos pequenos o que há de mais humano em nós: o amor. “Ralf e Demi” é um título da editora independente Quatro Cantos. De autoria de dois brasileiros, foi escrito por Felipe Schuery e ilustrado por Clara Gavilan, a obra aborda um tema delicado e necessário: os laços de afeto que nos unem e a beleza de nos completarmos e aprendermos uns com os outros.

 

2. A Menina Furacão e o Menino Esponja

Editora: Trioleca

“Uma lição de acolhimento e entendimento sobre as diferenças que marcam a trajetória da vida humana” – Assim escreve a Editora Trioleca sobre esta obra, que tem como tema central a troca de experiências entre duas pessoas que, aparentemente, não têm nada em comum. Illan Brenman é um premiado escritor brasileiro com mais de 70 livros infantis publicados. Sua história ganhou os traços delicados e divertidos de Lucía Serrano, espanhola também premiada por seu trabalho como ilustradora.  

3. Pedro e Tina: Uma Amizade Especial

Editora: Brinque-Book

Um garoto muito estabanado, mas que sabia se divertir como ninguém! Uma garota que fazia sempre tudo certinho e queria aprender a ver o mundo de uma outra forma… Aqui, a diferença entre eles é que torna tudo tão especial! De autoria de Stephen Michael King, este livro aborda a temática da amizade, mostrando a importância de aceitar e ser aceito como se é!

 

4. A Grande Fábrica de Palavras

Editora: Aletria

Imaginem um país onde cada palavra dita nos custasse muito caro! Imaginem que escolher as palavras certas para dizer não fosse só uma questão de educação, mas de ter ou não ter estas palavras para serem ditas… Era assim no país de Philèas. Neste livro, que está na lista dos 30 melhores livros infantis de 2018, as palavras se mostram verdadeiros tesouros! Mas, para além delas, a verdade de cada um é o que mais importa. Por meio desta obra, é possível conversar com os pequenos sobre o valor das palavras ditas e também sobre como elas podem afetar o outro. Desta forma, habilidades sociais e a inteligência emocional podem ser estimuladas.

5. Eu Amo Você

Editora: Ciranda Cultural

Neste livro brinquedo, os personagens são animais com suas famílias e o enredo é sobre o amor entre eles. Os pequenos irão aprender sobre valores importantes como a gratidão e a união em família.

 


Você também pode fazer parte do Clube Leiturinha e receber todo mês os livros ideais para seu pequeno, de acordo com a fase de desenvolvimento dele!

Para saber mais, acesse Leiturinha.

Leia também:

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais