O que os pequenos podem aprender indo à praia?

set 25, 2018 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Ir à praia com crianças significa curtir momentos em família, brincar ainda mais, aproveitar os dias de sol, tomar sorvete e se divertir muito. Mas, mais do que isso, uma viagem ou um passeio podem trazer muito mais do que as ótimas memórias dos dias em família. Você já imaginou o tanto que as crianças podem aprender indo à praia, por exemplo?

Descubra o que as crianças podem aprender indo à praia:

Construindo um castelo de areia

Deixar a criança construir seu castelo de areia pode trazer diversos ensinamentos para ela. Pra começar, ela vai perceber que a areia pode ter diferentes texturas. Quanto mais perto da água, mais compactada, quanto mais longe, mais soltinha ela estará. Sentir essas diferentes texturas, mexer na areia, ter controle de seus movimentos para quando colocar mais areia não derrubar o que já foi construído, tudo isso é um estímulo e tanto para suas habilidades sensoriais e motoras, como concentração, equilíbrio e coordenação.

Observando o mar

Para nós, olhar para o mar pode ser bem relaxante. Já as crianças olham para toda aquela imensidão e pensam: “como que toda essa água não transborda?”, “como se formam as ondas?” e “o que quer dizer maré baixa e maré alta?”. Perguntas que parecem simples para nós, mas que merecem uma boa resposta. Quando elas se questionam sobre tudo isso e recebem as respostas apropriadas, conseguem elaborar conceitos científicos, por exemplo, de forma mais natural.

Empinando pipa

Já pensou em falar sobre aerodinâmica com seus pequenos? Parece difícil, mas essa tarefa fica bem menos complicada quando mostramos para eles, através do exemplo, como o movimento da pipa e por que ela fica rodopiando no céu sem cair tão facilmente. Que tal aproveitar um final de tarde na praia já vazia e empinar pipa com as crianças? Mas, claro, respeitando as pessoas ao redor e tomando atenção redobrada com qualquer sinal de temporais.

Jogando bola

No final do dia, quando a praia fica menos movimentada, muitas pessoas costumam se reunir para jogar bola. São diferentes tipos de esportes e brincadeiras, todas com algo em comum: o coletivo. Encorajar que as crianças pratiquem esportes e brinquem em grupo é uma excelente forma de estimular o desenvolvimento de importantes habilidades sócio-emocionais, como abertura a novas experiências, amabilidade e extroversão.

Não deixe de ler também:

Ariane Donegati

Jornalista e entusiasta do desenvolvimento infantil, acredita que brincar é sinônimo de aprendizado e felicidade para as crianças.

    Acompanhe nossas redes sociais