Precisamos falar sobre respeito com nossas crianças

abr 6, 2022 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O respeito é um dos valores fundamentais para a vida em sociedade. Afinal, praticar o respeito às diferenças, ao espaço do outro, aos animais e também ao meio ambiente e ao planeta é indispensável para o bem-estar, a convivência e a paz entre todos. Além disso, o respeito é importante para que as pessoas se sintam acolhidas e valorizadas em suas individualidades. Pensando nisso, vamos falar sobre respeito com nossas crianças? ❤️ Confira o texto abaixo e saiba como abordar esse tema com os pequenos e pequenas desde a infância!

Leia mais:
👉 Como trabalhar a empatia com crianças?
👉 7 expressões racistas para não ensinar para sua criança
👉 Qual a importância da educação ambiental para crianças?

Conversando com as crianças sobre a importância do respeito

Quando um bebê nasce, junto com toda alegria e amor que nos inunda neste momento, surgem também diversas preocupações e medos, não é mesmo? Por vezes, só de pensar em todo o processo que temos pela frente para educar aquele pequenino ser, ficamos assustados e sem saber muito bem o que fazer!

No entanto, embora não exista uma receita mágica para criar nossos filhos e filhas, é essencial que alguns assuntos estejam sempre presentes durante a educação das crianças. E o respeito é um deles! 👍 Isso porque o respeito é um valor imprescindível para a harmonia e convívio entre as pessoas, sejam elas adultos ou crianças.

Por isso, para ajudar você a falar sobre respeito com nossas crianças, reunimos alguns pontos importantes que poderão ser abordados nessa conversa. Ao final, confira também dicas de leitura para os pequenos e pequenas, repletas de sensibilidade e afeto. Acompanhe!

Respeito às diferenças

Para começar, o respeito às diferenças é uma das lições mais valiosas a serem ensinadas para os nossos pequenos e pequenas. Afinal, as pessoas não são iguais! E todos nós temos características únicas e especiais, não é mesmo?

Nesse sentido, enquanto pais, mães e pessoas responsáveis, precisamos incentivar as crianças a conviverem de forma pacífica e respeitosa desde cedo. Com amigos, colegas e familiares, por exemplo. 😉 Além disso, é preciso ensiná-las sobre diferentes culturas, diversos estilos de vida e formas inovadoras de ver o mundo, que podem ir além dos nossos costumes familiares.

Por isso, que tal apresentar as diferenças para as crianças por meio de livros, filmes, séries e até músicas? São experiências que enriquecem o repertório social, apresentam novas visões de mundo e ajudam a abrir a mente dos pequenos e pequenas para o novo!

Respeito ao espaço

Há alguns poucos anos, as discussões acerca da implantação de ciclovias nas cidades dividiram opiniões. Você se lembra? Pois este é um ótimo exemplo para você conversar sobre o espaço coletivo com seu pequeno ou pequena!

Isso porque, independente do meio de transporte que vocês utilizam para se locomover, o debate sobre a existência ou não de uma ciclovia deve ser civilizado, educado, estudioso e, acima de tudo, respeitoso entre as partes. Afinal, o espaço público pertence a todos nós!

Aliás, a principal premissa para o sucesso de uma comunidade é saber que não podemos invadir o espaço do outro, pensando apenas no que nós queremos. Ao contrário, é preciso olhar para o outro e para o mundo (natureza, animais, pessoas), pensando no bem-estar coletivo. Assim, a minha felicidade também depende da felicidade dos outros à minha volta! ✨

Respeito aos animais

Você já deve ter ouvido por aí que ter um animal em casa ensinará muito sobre responsabilidade ao seu pequeno ou pequena. 🐶🐱 No entanto, para que isso seja uma verdade, é preciso que a família também cuide e, sobretudo, ensine as crianças a cuidar desses bichinhos!

Isto é, não de forma a suprir apenas as suas necessidades básicas, como segurança, alimentação e higiene. É preciso ir muito além! E oferecer boas doses de amor, carinho e cuidado para gatos, cachorros, passarinhos, tartarugas e muito mais.

Além disso, é bastante importante ensinar para as crianças que cada animal tem seu papel e sua importância no planeta. Assim como nós! Estejam eles nas casas, nas fazendas, nas florestas, nos oceanos ou na selva, por exemplo.

Um planeta melhor

A responsabilidade de fazer com que o mundo seja um lugar melhor também é nossa. Por isso, ser uma referência para seu pequeno ou pequena é indispensável para que ele se torne um adulto ético e cuidadoso com o meio ambiente e o mundo ao seu redor!

E ser a referência não é apenas dizer como ele deve se comportar perante algumas situações, ok? Mas tentar agir de forma condizente! Afinal, o exemplo é um fator importante na construção da identidade das crianças.

Por fim, o diálogo sobre as questões da natureza também é essencial para falar sobre respeito com nossas crianças. Dessa forma, a visão das crianças sobre o mundo será construída considerando as necessidades sociais e também ambientais. 🌳 E refletir sobre essas questões irá ajudar as crianças a guiarem suas escolhas e traçarem seus futuros!

Como demonstrar respeito pelas nossas crianças?

Nós, adultos, ensinamos nossos pequenos e pequenas a agir com respeito. Mas será que, na prática, nós também os respeitamos? Afinal, a melhor forma de passar bons valores para nossas crianças, é por meio do exemplo! Pensando nisso, confira atitudes que são importantíssimas para demonstrar respeito pelos nossos filhos e filhas:

Peça licença

Pedir licença ao entrar no quarto ou ao tocar o corpo da criança, por exemplo, são sinais de muito respeito com seu pequeno ou pequena. Seja no momento da troca de fraldas, de limpar o bebê ou até na hora do banho. Por isso, desde cedo, ensine as crianças sobre a importância da permissão. E explique que todo “não” deve ser respeitado!

Além disso, é fundamental ensinar aos pequenos e pequenas que ninguém pode tocar seu corpo para além de situações de higiene ou de saúde. Afinal, isso pode evitar situações de potencial perigo, como situações de assédio ou violência. Para falar sobre esse assunto tão sensível, a literatura pode ajudar: o livro Não me toca, seu boboca!, de Andrea Taubman, é uma maneira lúdica de abordar o tema para proteger as crianças.

Respeite o momento da criança

Por trás dos gritos e dos choros, costuma existir uma criança cheia de frustrações e de sentimentos, com os quais ela simplesmente não sabe lidar. Por conta disso, acolher as crianças no momento de uma birra pode fazer toda a diferença. Assim, além de se acalmar, ela sentirá que pode confiar em você!

No entanto, se for preciso se afastar, respeite também o momento e o espaço da sua criança. Esteja sempre por perto, mas deixe que a criança lide com as suas próprias emoções. Para ajudá-la a ficar mais tranquila, você poderá contar uma história, cantar uma música ou até distraí-la com um brinquedo. Isso auxilia a criança a mudar o foco!

Respeite as preferências da criança

Se para nós, adultos, é inadmissível que alguém nos fale como devemos nos vestir, por exemplo, por que impomos essa situação para as nossas crianças? Ou, ainda pior, por que evitamos ouvir o que os pequenos e pequenas têm a dizer?

Conforme a sua criança cresce, pergunte sua opinião e permita que ela faça pequenas escolhas, como a roupa que ela irá usar aquele dia. Aos poucos, permita também que ela escolha seus desenhos animados, filmes infantis e livros preferidos. É muito importante respeitar os gostos e as preferências de quem amamos!

Livros para falar sobre respeito com pequenos e pequenas

Agora que você já sabe que precisamos falar sobre respeito com nossas crianças, saiba que os livros infantis também podem ajudar! Afinal, a leitura ajuda a introduzir temas complexos e sensíveis, de forma lúdica e divertida. Pensando nisso, confira dicas especiais da Loja Leiturinha, que ensinam sobre tolerância, diversidade e inclusão. Acompanhe:

Família e Diversidade

Falar sobre a diversidade de tipos de família é uma forma efetiva de mostrar aos pequenos que o que realmente importa, quando se forma uma família, são os laços de amor e afeto!

“Todas as famílias têm algo em comum, mesmo as mais diferentes.” O que constitui uma família? Há um jeito certo? Uma quantidade exata de pessoas? Uma fórmula ideal?

De forma afetuosa e bem-humorada, este livro faz uma exploração de diversas formações familiares e demonstra, de maneira sutil, que ao mesmo tempo em que existem infinitas famílias diferentes é o afeto entre seus integrantes que as une e as torna especiais.

👉 Clique aqui para saber mais sobre o livro “Família e diversidade” na Loja Leiturinha!

Grande Circo Favela

No livro infantil Grande Circo Favela você conhecerá a história de Ju, uma menina esperta e cheia de sonhos que encontra Mingau, um palhaço que trocou a alegria pela tristeza depois que o circo no qual trabalhava fechou. Perdido, ele perambulava pela cidade até chegar à favela onde mora Ju. Ela, que nunca havia visto um palhaço de perto, tem uma grande ideia, que surpreenderá a todos.

👉 Clique aqui para comprar o livro “Grande Circo Favela” na Loja Leiturinha!

Você gostou das dicas da Leiturinha para falar sobre respeito com nossas crianças? E que tal continuar lendo e vivendo as melhores histórias com os pequenos? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais