Histórias para crianças de até 3 anos: quais critérios usar para escolher?

fev 19, 2024 | 0 - 3 anos, Leiturinha, Literatura, Sem autor

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Mesmo antes de saber ler e escrever, histórias são fundamentais no desenvolvimento, descubra critérios para escolher livros para crianças de até 3 anos.

O fato de uma criança não saber ler não significa que não possa vivenciar os prazeres e benefícios da leitura. A história infantil possui propriedades didáticas para o aprendizado dos mais variados assuntos, o que resulta em reflexões e ensinamentos para o resto da vida. Como cada história tem seu nível de compreensão, é importante considerar uma série de fatores ao escolher um conto ou fábula. Por isso, seguir o indicativo de idade é o ideal.

A fase até 3 anos

Após o primeiro ano de idade da criança, é possível perceber a transição de um bebê completamente dependente para um bebê que demonstra uma certa independência. A partir dessa fase já é comum que o pequeno aprenda, gradualmente, a falar, andar e comer sem depender tanto dos pais. Mas o que isso tem a ver com a escolha de uma história infantil ilustrada ou uma fábula contada?

A fase até os 3 anos é marcada por ensinamentos que vão durar para toda a vida, ou seja, tudo o que a criança aprende reflete no que ela se tornará no futuro, independentemente do nível de importância.
No entanto, o período é marcado por erros e acertos – assim como os contos e as fábulas – e  nem sempre a criança entenderá o que está ouvindo, principalmente no sentido de ensinamentos. Por isso, não se surpreenda ou se irrite se tiver que voltar no mesmo livro infantil inúmeras vezes.

Critérios para escolher  livros para crianças de até 3 anos

A narrativa tem o poder de recriar, distrair e aliviar as sobrecargas emocionais, além do seu papel como didática de ensinamentos. Como a criança de até 3 anos está passa por uma fase experimental da vida, em que seu vocabulário está em construção, é preciso cautela na escolha de uma história infantil. Mas isto não dispensa também que algumas novas palavras sejam introduzidas por meio dos livros. Este momento também auxiliará na construção do seu vocabulário.

O conto rítmico com narrativa leve e lúdica é o mais indicado. Ele possui tons bem-humorados que contribuem para gerar interesse e compreensão. A repetição na narração é essencial. Ela ajuda a conquistar e manter a atenção da criança, faz com que se assimile melhor o enredo. Quanto aos personagens, os animais com características humanas e seres com poderes mágicos são considerados os mais atrativos. Esses mesmos critérios valem para a escolha de uma história infantil para dormir.

Os livros interativos, mesmo que o bebê ainda não saiba ler, são ótimas opções. Desenhos coloridos com texturas e dimensões, certamente atraem e aguçam o gosto da criança, alimentam o interesse futuro na leitura. O indicativo de idade, em todos os casos, é uma boa saída.

A Curadoria da Leiturinha preparou uma lista com alguns livros da Loja Leiturinha que exploram as características que trouxemos acima com livros para crianças de até 3 anos, vamos ver?

➡️ Din don!

A parlenda “Janela, janelinha” aqui ganha novos contornos. O texto, em rimas, apresenta personagens dos contos clássicos em suas rotinas, como uma criança faria. Acordar, tomar café, brincar, se preparar para dormir – estas são algumas das ações que fazem Peter Pan, Pequena Seria, Chapeuzinho Vermelho, João e Maria. Ao final, um espelho escondido na última aba traz também a criança leitora para participar da história!

👉 Clique aqui para comprar “Din don!” na Loja Leiturinha!

➡️ Meu Livrinho Fantoche de Banho: Cora, a crocodilo

Meu Livrinho Fantoche de Banho: Cora, a crocodilo Torne a hora do banho ainda mais divertida, uma história cativante para aprender sobre a importância do banho. Um livrinho fantoche, em forma de crocodilo, para fazer teatrinho. Macio, impermeável e durável.

👉 Clique aqui para comprar “Meu Livrinho Fantoche de Banho: Cora, a crocodilo” na Loja Leiturinha!

➡️ Hora de Nanar: Meu Livro Animado

Hora de Nanar: Meu Livro Animado é um livro interativo e lúdico para estimular os pequenos a dormir. O momento do sono pode ser algo difícil para muitas crianças – afinal, elas resistem ao máximo para não perder um minuto de brincadeira. Neste livro, os pequenos aprenderão sobre as etapas do momento de dormir, de forma lúdica e muito divertida.

👉 Clique aqui para comprar “Hora de Nanar: Meu Livro Animado” na Loja Leiturinha!

➡️ Vamos pra Casa, Coelhinho

Os filhotes estão indo para a casa com suas mamães. No caminho, vão encontrar uma porção de coisas. Um lindo livro para bebês e primeiros leitores que auxilia na coordenação motora e apresenta as primeiras palavras para as crianças.

👉 Clique aqui para comprar “Vamos pra Casa, Coelhinho” na Loja Leiturinha!

➡️ A Loja Leiturinha tem todos os seus itens categorizados a partir da indicação da idade da criança, você pode acessar a lista com todos os itens para crianças até 3 anos clicando AQUI.

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais