Quando o bebê desenvolve os 5 sentidos

dez 13, 2017 | 0 - 3 anos, Bebê

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O recém-nascido já nasce com seus cinco sentidos desenvolvidos, mas é com o contato e estímulos com o ambiente que ele apura visão, audição, tato, olfato e paladar. Saiba quando se desenvolvem os sentidos do bebê!

Tato

Esse é o primeiro sentido a ser desenvolvido pelo bebê ainda por volta da 5ª ou 6ª semana de gestação. Nessa fase ele começa a sentir o contato entre seus lábios e nariz com o líquido amniótico. Quando o bebê nasce o tato passa a ser um dos principais sentidos para transmitir sensação de segurança e afeto para os pequenos. O contato entre mães e pais com o bebê através da pele, o colo e o carinho estimulam esse sentido e dão conforto para o bebê.

Audição

O segundo sentido a ser desenvolvido pelo bebê é a audição, por volta do terceiro mês de gravidez os bebês conseguem ouvir os batimentos cardíacos da mãe, sua voz e alguns sons externos. Por isso é recomendado que a mãe ouça músicas e leia em voz alta durante a gravidez, como forma de estabelecer os primeiros vínculos com o pequeno. Quando a criança nasce ela já está ouvindo perfeitamente, mas ainda não sabe identificar os sons que a rodeiam. Aos poucos ela se familiariza com certos sons e começa a conhecer a voz da mãe.

Olfato e paladar

Você sabia que o bebê começa a sentir odores desde a barriga da mãe? O odor do útero é o primeiro que ele reconhece e, depois do nascimento, passa a distinguir cheiros, especialmente os familiares a ele, como da mãe e do pai. Já o paladar vai se refinando aos poucos, especialmente depois dos seis meses, quando o bebê pode começar a comer frutas e papinhas salgadas.

Visão

Esse é o último sentido desenvolvido pelas crianças. Quando elas nascem, não enxergam bem, as coisas ficam todas embaçadas. Além disso, os recém-nascidos ficam a maior parte do tempo de olhos fechados, já que depois de nove meses no escuro no útero da mãe, não estão acostumados com a luz, mesmo que mais fracas para nós. Já em ambientes escuros eles abrem melhor aqueles pequenos olhinhos curiosos. Por volta do primeiro mês eles passam a enxergar uma distância de 30 cm e com por volta de 6 meses começam a fixar melhor o olhar. Veja aqui algumas atividades para estimular o desenvolvimento da visão dos pequenos.

Leia mais:

Ariane Donegati

Jornalista e entusiasta do desenvolvimento infantil, acredita que brincar é sinônimo de aprendizado e felicidade para as crianças.

    Acompanhe nossas redes sociais