Você conhece o Ticochef? O integrante da turma do Ticolicos usa seus poderes mágicos de chef cozinha para ensinar receitas fáceis e deliciosas para pais e filhos fazerem juntos. Selecionamos quatro receitas divertidas para fazer com as crianças em casa. Você pode ver essas e outras receitas da série através do app da PlayKids!

Tichochef

Bolo de Laranja e cenoura

Ingredientes

100g de manteiga em temperatura ambiente

3 cenouras cruas e picadas

Cascas de 1 laranja picada

4 ovos

1 copo de iogurte natural

1 xícara (chá) de açúcar mascavo

½ xícara (chá) de mel

3 xícaras (chá) de farinha integral

1 colher (sopa) de fermento em pó

4 colheres (sopa) de aveia em flocos para untar a forma

Como fazer

No liquidificador junte a cenoura, a casca de laranja, os ovos, a manteiga, o iogurte natural, açúcar mascavo e o mel e bate bem. Em outro recipiente misture a farinha integral e o fermento em pó peneirados. Depois é só juntar a mistura do liquidificador com a farinha até formar uma massa homogênea. Coloque a massa na forma untada com a aveia e leve ao forno médio por uma hora. Depois é só servir!

Bruschetta

Ingredientes

Pão fatiado quente

Ricota amassada

Tomate cereja picado

Muçarela de búfala pequena fatiada

Pepino picado

Cream Cheese

Azeite, sal, orégano e manjericão a gosto

Como fazer

Com esses ingredientes você poderá preparar três diferentes sabores de bruschetta. Primeiro misture a ricota com sal e orégano, reserve. Depois, em outro recipiente misture os tomates picados com a muçarela de búfala, azeite e sal, reserve. A última cobertura será com cream cheese e pepino picado. Pegue as fatias de pão pré-aquecidas e coloque uma cobertura para cada fatia. Você pode fazer quantas bruschettas quiser, vai depender só do tamanho da fome da família.

Bolo de Maçã

Ingredientes

1 maçã ralada no ralador grosso

1 xícara (chá) de açúcar mascavo

1 xícara (chá) de farinha integral

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 colher (chá) de canela em pó

1 ovo

¼ xícara (chá) de óleo

½ xícara (chá) de nozes picadas

1 colher (chá) de essência de baunilha

Margarina, farinha de trigo e açúcar de confeiteiro para untar e decorar

Como fazer

Primeiro coloque açúcar mascavo com a maçã ralada e deixe descansando por 30 minutos. Enquanto isso, em outro recipiente peneire a farinha integral, o bicarbonato de sódio e a canela. Depois, bata o ovo e o óleo, depois misture com os ingredientes peneirados. Depois, acrescente as nozes picadas e a baunilha e mexa bem.

Depois de passados os 30 minutos da maçã, misture com todos os ingredientes e coloque em uma forma de bolo inglês untada com margarina e farinha. Deixe o bolo assando no forno por uma hora, um truque para saber se o bolo está assado é espetando um palito de dente, se ele sair limpo é porque está pronto. Depois de pronto, espere 10 minutos e desenforme o bolo. Jogue o açúcar de confeiteiro e um pouco mais de nozes picadas por cima e está pronto para servir!

Biscoitos de gengibre (ou biscoito de Natal)

Ingredientes

3 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de açúcar mascavo

100g de manteiga derretida

2 colheres (sopa) de cacau em pó

1 colher (chá) de gengibre em pó

1 colher rasa (chá) de bicarbonato de sódio

1 colher (sopa) de canela em pó

1 colher (sopa) de cravo em pó

1 ovo

Como fazer

Bata a manteiga derretida e o açúcar mascavo. Depois adicione o ovo e bate de novo. Agora é a hora de colocar todos os ingredientes secos (sempre peneirando antes). Dê uma mexida e bata na batedeira, bata até a massa ficar bem firme. Depois, amasse a massa, pegue um pedaço e abra a massa com um rolo de macarrão, corte com um molde do seu gosto, retire o excesso de massa e lá está seu biscoito pronto para assar. Leve a forma de biscoitos no forno por 15 minutos e sirva!

Leia mais:

Profile photo of Ariane Donegati

Jornalista e entusiasta do desenvolvimento infantil, acredita que brincar é sinônimo de aprendizado e felicidade para as crianças.