Muito mais do que um tipo de música infantil para a criança se divertir, as cantigas de roda são importantes para o desenvolvimento social e intelectual dos pequenos. Mesmo com variações de região para região, são sempre músicas populares e folclóricas que possuem um aprendizado por trás: a moral. Por meio dela, as crianças são estimuladas a pensar no significado das letras e refletir sobre a vida.

Desse modo, quando incorporamos uma cantiga de roda na rotina dos filhos, temos a oportunidade de ensiná-los ao mesmo tempo em que se entretêm. Existem inúmeras canções que fizeram parte da nossa infância e que são excelentes opções para a hora da brincadeira.

Ciranda cirandinha

Uma das mais clássicas cantigas de roda infantil, esta é uma música que dificilmente as crianças vão desconhecer. Por ser rimada e ter repetição de muitas palavras, acaba por ficar na cabeça dos pequenos e, por isso, torna mais fácil e divertida a brincadeira:
“Ciranda cirandinha
vamos todos cirandar!
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar”

A barata diz que tem

Interessante para despertar a reflexão das crianças de forma lúdica, esta música infantil é ideal não apenas para brincar de forma despretensiosa, mas também para despertar nos pequenos a noção do que é certo e do que é errado:
“A barata diz que tem sete saias de filó
É mentira da barata, ela tem é uma só
Ah-ra-rá, ia-ro-ró, ela tem é uma só!”

Escravos de Jó

Outra música de roda ótima para os momentos de diversão em família, “Escravos de Jó” é excelente não apenas pela canção em si, mas também pela oportunidade de criar brincadeiras enquanto se canta a música:
“Escravos de Jó jogavam caxangá
Tira, bota, deixa o Zé Pereira ficar
Guerreiros com guerreiros fazem zigue-zigue-zá”

O cravo brigou com a rosa

De ritmo um pouco mais lento do que as outras, esta é uma das cantigas folclóricas mais conhecidas até hoje, após várias gerações. O melhor dela é ver que também é possível associar brincadeiras e aprendizado com canções mais tranquilas:
“O cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada
O cravo saiu ferido
E a rosa despedaçada”

A canoa virou

Não menos conhecida do que as anteriores, esta música infantil educativa também pode ser usada enquanto as crianças brincam juntas, por incentivar bastante a interação entre elas:
“A canoa virou
Pois deixaram ela virar
Foi por causa da (nome da pessoa)
Que não soube remar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava a (nome da pessoa)
Do fundo do mar”

Agora que você relembrou algumas cantigas de roda, que tal chamar seus filhos e os amigos deles para uma tarde de brincadeiras? Assim, você mata a saudade da infância e leva as crianças a uma época excelente!