A literatura infantil ensinando a respeitar as diferenças

jul 31, 2017 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Leiturinha, Literatura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Nós já falamos aqui no Blog da Leiturinha sobre como a literatura infantil pode ser uma ótima ferramenta na educação dos pequenos e pequenas, apresentando, de forma lúdica e leve, assuntos e temas complexos. A partir do momento que a leitura deixa de ser uma atividade mecânica para se tornar uma oportunidade de reflexão, análise e diálogo sobre a história contada, ela pode ser uma importante aliada em diferentes situações. Quando os pequenos se identificam – por algum motivo – com o personagem da narrativa eles exercitam o autoconhecimento e, assim, conseguem verbalizar e expressar melhor seus sentimentos e conflitos.

Além disso, ler aumenta o repertório cultural, o que torna os pequenos ainda mais espertos e curiosos. Ao vivenciar, por meio das histórias, mundos e contextos tão diferentes dos seus, as crianças conseguem compreender e assimilar melhor a diversidade que existe entre pessoas, culturas e sociedades. Por este motivo, entre muitas outras situações, os livros infantis são ótimos instrumentos para ensinar os pequenos a respeitar as diferenças.

5 livros infantis que ensinam a respeitar as diferenças

Pensando nisso, nossa Equipe de Curadoria elencou alguns títulos que falam sobre a diversidade e o combate ao preconceito e que vão facilitar este diálogo com o seu pequeno, mostrando a importância de respeitar as diferenças. Confira:

2

O espelho das diferenças

Editora: Edelbra
Autores: Fábio Gai Pereira
Ilustrações: Martina Schreiner

Vocês irão conhecer a história de João, um garotinho muito perguntador que nunca tinha dúvida de nada, sempre procurando respostas para as dúvidas que surgiam em seu dia a dia. Seus questionamentos eram muito interessantes e faziam ele refletir sobre coisas que não tinha ideia que existiam ou poderiam acontecer. Com a história de João, seu pequeno irá perceber que sempre há um jeito de resolver seus problemas, mas que é preciso calma e reflexão. O livro Espelho das diferenças irá mostrar que devemos questionar nossas dúvidas e refletir, buscando uma solução para os problemas.

 

1

Drufs

Editora: Moderna
Texto e ilustrações: Eva Furnari

Nesta história, personagens singulares fazem parte de famílias de todos os tipos, em um agradável olhar sobre a diversidade das pessoas e das formações familiares. Os fictícios personagens Drufs – que se parecem com humanos só que menores – contam como são suas famílias em uma tarefa da escola. Ao ler este livro, vai ser fácil se divertir, se identificar e se emocionar.

o cabelo de cora leiturinha

O cabelo de Cora

Editora: Pallas
Autores: Ana Zarco Câmara
Ilustrações: Taline Schubach

Cora é uma menina muito inteligente, ótima amiga e tem o cabelo enrolado. Na escola, sugerem que ande com os fios presos para não ficarem desarrumados. Mas com a ajuda de sua tia, ela encontra beleza na individualidade da sua história e do seu cabelo. Um texto poético que apresenta docemente uma maneira de lidar com características diferentes.

 

3Selvagem

Editora: Pequena Zahar
Texto e iIlustrações: Emily Hughes

Repare bem nos olhos enormes desta garotinha: será que eles já viram algo além dos limites da floresta? Será que eles são capazes de enxergar beleza naquilo que os homens enxergam? No seu livro de estreia, a autora e ilustradora narra a história de (in)adequação de uma garotinha que vivia na floresta e entendia tudo sobre a natureza. Até que certo dia, surgem alguns animais bem esquisitos que achavam que tudo que ela fazia estava errado. A incrível beleza estética deste livro é tão relevante quanto o tema abordado.

 

Iguais-Leiturinha-capa-1

Iguais

Autor: Ivo Minkovicius

A vida na terra é maravilhosa, principalmente porque ela é tão diversa e tão cheia de diferenças que cada segundo é uma surpresa. No mundo humano também é assim: até mesmo o que parece exatamente igual, olhando bem, tem sua individualidade.

Leia mais:

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais