O que fazer em caso de separação após nascimento do filho?

maio 4, 2021 | Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Após muitos planos, preparativos e expectativas, o bebê finalmente chega! O primeiro filho do casal traz uma imensidão de alegria e amor, em níveis nunca antes imaginados. No entanto, com a chegada do pequeno ou da pequena, não só a rotina do casal muda, mas também as próprias pessoas do casal enquanto indivíduos. Com as responsabilidades e os cuidados com o recém-nascido, o tempo fica curto, os sentimentos à flor da pele, o sono não tem vez… Dessa forma, é possível que haja o cansaço e o afastamento do casal, resultando algumas vezes na separação após nascimento do filho.

Separação após nascimento do filho é ruim?

Não existe uma fórmula mágica comum para todo mundo. Cada pessoa tem sua própria jornada, e é normal que os caminhos do casal se desencontrem em algum momento. Mas, de fato, a separação após nascimento do filho é uma espécie de tabu para algumas pessoas. Existe muito receio em torno desse tema, pois ele quebra o mítico conceito da “família perfeita”.

Vale sempre lembrar que existem muitos modelos de família, e todos eles podem ser funcionais e saudáveis para as crianças e os adultos. Contudo, fica o questionamento: Quais são os conflitos mais comuns dos casais com filhos recém-nascidos? E como a falta de diálogo, dedicação e paciência sobre esses temas podem acabar resultando em separação após nascimento do filho?

1. Puerpério

Puerpério é também conhecido como pós-parto. É um momento de muitos conflitos pois, além do nascimento, abarca também um período de luto. Luto por quem éramos, pelo que fazíamos, pelos sonhos antigos que ficaram para trás e terão de ser refeitos.

No parto, não é apenas um bebê que nasce. Ali, naquele momento, nasce também uma mãe, um pai e toda uma nova perspectiva de vida que terá que ser conciliada com a nova rotina. No puerpério, os hormônios de ambos estão à flor da pele, em conjunto com todas as outras situações, como a dificuldade para amamentar, a recuperação do parto, o curto período de licença-maternidade e paternidade e a indisposição.

2. Divisão de tarefas

Tarefas, antes simples, acabam se tornando dispendiosas e exaustivas, considerando que o recém-nascido carece de colo. Muitas vezes, acaba não sobrando tempo nem para um banho ou cuidados básicos consigo(a) mesmo(a).

Devido ao pouco conhecimento em geral de como é a maternidade real, cria-se a ilusão de que dedicar-se aos cuidados com os filhos é uma tarefa simples. Porém, na verdade, é algo que demanda muito tempo e esforço, principalmente, somados às demais tarefas do dia a dia. Quando não há a divisão exata das tarefas e a plena compreensão do quão complicado é desempenhar cada uma delas, é certo que haverá conflito.

3. Confronto de limites

O dia não dá trégua e as noites são mais curtas. Qualquer desatenção é bomba, toda inadimplência é um insulto. São as brechas que encontramos para extravasar a tensão que se acumula com a nova rotina, mas o problema é que são dois fazendo esse movimento, de ambos os lados. Os panos quentes quem coloca é a própria rotina.

4. Afastamento e esfriamento da relação

Diante de tantas novas obrigações, é certo que muitas coisas acabam sendo deixadas para trás ou passam despercebidas. Quase não há tempo para os olhos se encontrarem, pois estes estão voltados para o relógio. As mãos não se tocam, pois estão trocando fraldas. As bocas não se beijam, pois estão provando a temperatura do leite ou da comida. O abraço não chega, pois o cansaço é mais forte. O carinho pode esperar, pois o corpo não espera… E o resto é história. No pensamento, ideias começam a pipocar timidamente: Será que é muito ruim pedir separação após nascimento do filho?

5. Privação do sono e esgotamento físico

O nosso corpo assimila o escuro ao descanso. Os olhos pesam, a energia dá os sinais de que está chegando ao fim e que precisa se recompor. Mas com a noite, o bebê que antes dormia, entra em um estado incontrolável de desespero. A noite é silenciosa, escura, fria, não tem os mesmos ruídos do útero. É o clima perfeito para o surgimento de dores e medos e, por isso, eles choram.

Nosso corpo precisa aprender que o sono não tem mais espaço na rotina corrida. No lugar deste, vem os banhos noturnos, o “sh sh sh” que não cessa, a tentativa de descobrir a posição mais confortável para o bebê e as discussões por conta do cansaço.

6. Aprender a conciliar a vida pessoal com a nova vida

Somos sonhos cansados, mas não deixamos de ser. Em meio a tanta confusão, temos de reconstruir o lar e também a si próprio, mas as coisas estão sempre perdidas… O sonho da promoção estava dentro da gaveta, mas foi encontrado em cima da cortina. Aquela viagem do ano que vem sumiu no escuro embaixo da cama. A pós-graduação? Não sei, nunca mais vi…

Com isso, os sonhos menores, como o passeio de mãos dadas na praia, o beijo na virada do ano, o abraço em momentos de alegria, acabam sendo varridos para baixo do tapete e se perdem por lá.

7. Saudades da vida antiga

Os amigos se distanciam, junto com as asas do pássaro livre. Agora, só conseguimos sair do ninho se for para voltar com o alimento da cria. Qualquer outro desgaste excessivo é demais, faz falta. Nossos assuntos passam a não ser mais tão interessantes ou diversificados. Afinal, o futebol, a política e até mesmo o entretenimento são substituídos pela dúvida sobre qual carregador de bebê é melhor, desabafos sobre cotidiano ou reclamações do preço da fralda.

Na prática, o único confidente passa a ser o companheiro, que também carece de cuidados e de se sentir ouvido.

8. Aumento das dívidas

O dinheiro dos fins de semana é convertido para suprir as necessidades do pequeno ou da pequena. Isso é quase inconsciente. Não sentimos o impulso, pois ele é instantâneo. Nossas necessidades acabam se tornando menores quando comparadas à vontade de proporcionar a melhor base aos nossos filhos.

9. Necessidade de autoafirmação

Olhar-se no espelho e enxergar apenas uma aparência cansada. Sentimos o peso de todas as obrigações nos ombros. O corte de cabelo a desejar, a ruga que antes não estava lá, o sono que precisava se aliviar em algum lugar e achou conforto justo embaixo dos olhos.

A beleza deixa de fazer morada no espelho e a auto confiança cai.

É amor demasiado voltado para a família, enquanto nós, somos esquecidos por nós mesmos.

E quem se lembra?

O amor fica na memória, não dá tempo de lembrar. Então ele parte.

A literatura infantil como ferramenta de apoio para lidar com a separação após nascimento do filho

A chegada de um pequeno ou de uma pequena muda tudo. Por isso, é fundamental que pais e mães tenham noção do que isso significa, tanto nas coisas boas quanto nas não tão boas assim. Caso vocês decidam que o melhor a ser feito é realmente a separação do casal, é importante que ambas as partes cumpram com seus deveres, afinal, os filhos são para sempre! Ou seja, a família pode (e deve) continuar existindo com base em respeito e compreensão, mesmo que uma indesejada separação após nascimento de filho aconteça.

Que tal contar com o apoio da literatura infantil quando chegar a hora de conversar com os pequenos sobre emoções e dinâmicas familiares? Selecionamos livros diretamente da Loja Leiturinha para você poder ficar mais tranquilo(a) sobre o assunto. Confira!

Lá e Aqui

Qual família nunca passou por um drama? A perda de alguém querido, um conflito ou… uma separação? Lá e Aqui é um livro suave e delicado que certamente irá ajudar as crianças a lidarem com seus próprios sentimentos e conflitos em relação ao que se passa dentro da dinâmica familiar. Dar voz e nomear o que se vive pode ajudá-los a passar pelas experiências de uma forma mais leve.

👉 Clique aqui para adquirir esse título na Loja Leiturinha!

Coleção A Parte que Falta

Apesar de parecer difícil ou delicado, é essencial falar sobre a vida e sobre os sentimentos com os pequenos e as pequenas. Ainda mais em casos de separação após nascimento do filho, que é uma situação que gera muita tensão e receio por parte das famílias. A Coleção A Parte que Falta é composta por dois livros sequenciais que exploram temas sensíveis, como relações humanas e sentimento de tristeza, de maneira simples e leve. Uma obra surpreendente para ser lida e relida várias vezes!

👉 Clique aqui para ler mais sobre esse título na Loja Leiturinha!

Coleção Timóteo

Coleção Timóteo vem com 4 livrinhos super coloridos que tratam sobre emoções, dia a dia na escola, hora de dormir e outros contextos presentes na rotina dos pequenos e pequenas. Além das histórias divertidas e pertinentes, cada um dos volumes da coleção conta com um jogo para recortar nas partes internas, transformando a experiência em algo ainda mais interativo!

👉 Clique aqui para conferir cada um dos volumes na Loja Leiturinha!

Leia também:

Victória Silveira

No amanhecer dos meus 19 anos, acabei por me reconhecer como escritora, amante das artes e mãe da Helena.

    Acompanhe nossas redes sociais