Ser pai é ser colo, ser exemplo e ser presente

ago 12, 2022 | Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

No Brasil, comemora-se o Dia dos Pais no segundo domingo do mês de agosto. Mas, afinal, o que é ser pai? O homem também não nasce pai, ele torna-se pai. Na verdade, ser pai é construir este vínculo, em cada detalhe do dia a dia. Pensando nisso, vamos falar mais sobre a paternidade? Então, acompanhe o texto abaixo! ❤️

Leia mais:
👉 8 coisas que todo pai deveria saber
👉 5 dicas para pais de primeira viagem
👉 Paternidade: como ser o pai que sua criança precisa?

Clube Leiturinha: assine já!

Ser pai é se reinventar

Durante a gestação, é esperado que as atenções se voltem para a mãe. Afinal, a mulher precisa de bastante apoio, muito afeto e uma rede de apoio presente para viver esse período tão desafiador e intenso, da melhor forma possível para ela e seu bebê.

Já após o nascimento, os holofotes costumam se voltar para o bebê. Aos poucos, este novo membro da família vai se ajustando e criando laços de amor e carinho com seus cuidadores. Além, é claro, de arrancar sorrisos de todos! 😍

Mas… E o pai? Por vezes, ao descobrir a gravidez, o homem se vê diante de uma mistura de sentimentos e emoções. Ele pode se sentir alegre, realizado, assustado, preocupado e empolgado, por exemplo. Tudo ao mesmo tempo!

A verdade é que, geralmente, a chegada do bebê faz com que o homem se depare com uma série de questionamentos, que o farão repensar seu papel de filho, companheiro e homem. E isso é fundamental para a construção do novo papel que ele irá desempenhar: ser pai.

Quando nasce um bebê, nasce também um pai

É certo que, nos primeiros meses após o parto, adultos e bebê buscam se conhecer e se adaptar uns aos outros. Durante essa fase, o trabalho do pai é de extrema importância para trazer segurança, conforto e acolhimento para a família. E, assim, a mulher poderá estar cada vez mais à vontade no papel de mãe.

No puerpério, alguns homens podem sentir certa dificuldade para se conectar efetivamente com o bebê. Por isso, é muito importante que os pais se envolvam com o bebê e seus cuidados, exercendo seu papel de pai. Dar banho, trocar fraldas, alimentar o bebê, dar colo, carinho e afeto, por exemplo, são atividades que também precisam ser executadas pelo pai.

A paternidade é construída no dia a dia

O relacionamento entre o pai e seu bebê vai sendo construído durante a rotina. E são os momentos de qualidade que incentivam e estimulam a relação! 🥰

Para muitas crianças, o pai representa amor, segurança e responsabilidade. Por isso, é uma importante figura para o desenvolvimento emocional dos pequenos e pequenas.

Diante de tudo isso, é fundamental lembrar que o homem não nasce pai, ele se torna pai. Ou seja, esse é um processo de aprendizado, que acontece a cada dia, desde a descoberta da gestação.

Nesse sentido, não tenha medo de aprender e se redescobrir a cada dia. Assim, será possível estabelecer um vínculo cheio de afeto com as crianças. E aproveitar a paternidade da melhor maneira possível! 🌈

Livros infantis que falam sobre paternidade

A relação entre as crianças e seus pais costuma ser permeada de muita parceria, risadas, cuidado e afeto, não é mesmo? 😁 Por isso, a Loja Leiturinha preparou uma seleção especial de livros infantis, que mostram, de forma leve e divertida, como essa relação é importante para os dois lados!

Meu Pai Vai Me Buscar Na Escola

Meu Pai Vai Me Buscar na Escola

Em Meu Pai Vai Me Buscar Na Escola, a volta da escola se transforma em uma verdadeira aventura! 🤩 Todos os dias, pai e filho descobrem, juntos, novas ruas, pessoas e criaturas pela cidade, mostrando que as coisas podem ser tudo o que a imaginação quiser e que o que vale mesmo são os momentos vividos juntos!

👉 Clique aqui para comprar o livro “Meu Pai Vai Me Buscar Na Escola” na Loja Leiturinha!

Nem Filho Educa Pai

O que se dá é uma comovente trama onde o jeito menino de sentir entra em conflito com o desejo e a autoridade paterna. Decepção e uma nódoa que podem ficar para a vida inteira. Wander Piroli é pescador de palavras, tece harmonias em música de peixe, daí seu jeito raro de contar histórias.

👉 Clique aqui para ver o livro “Nem Filho Educa Pai” na Loja Leiturinha!

Você gostou das nossas dicas sobre paternidade? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o melhor plano para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Ainda não sabe se um clube de livros é a opção certa para a sua família? Clique no banner abaixo e saiba todas as vantagens de fazer parte de um com as crianças! 😉

Por que fazer parte de um clube de livros com as crianças? Descubra!

Flávia Carnielli

Mãe da Maria Clara e da Rafaela, mestre em psicologia clínica, especialista em psicologia perinatal e formada em psicoterapia infantil. *Flávia é especialista em psicologia e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais