Seu pequeno inventa mil desculpas para adiar a hora de dormir?

mar 8, 2018 | 0 - 3 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Crianças! Vamos para cama? É hora de ir dormir!

“Mas Papai…”

A hora de dormir é um momento interessante na rotina familiar! Cada família trata com singularidade este momento. Algumas crianças costumam dormir cedo, outras têm mais dificuldade em ir para a cama. Algumas famílias têm um ritual preparatório, outras simplesmente esperam o sono chegar… Mas todas elas, em algum momento, tiveram dificuldades em fazer os pequenos se renderem ao sono, já que é muito comum que, um dia ou outro, tenham energia de sobra e queiram fazer mil coisas, exceto ir para a cama.

Pensando nisso, a Equipe de Curadoria da Leiturinha selecionou o livro Mas Papai…, da Editora Jujuba. Vocês  vão conhecer agora um pouco dessa delicada obra.

mas_papai

Com humor e delicadeza, Mas papai… fala sobre a rotina familiar, apresentando a história de dois macaquinhos sapecas que fazem de tudo para não se entregarem ao sono. Neste livro, os dois irmãozinhos inventam muitas necessidades para seu pai. Assim, sempre que ele pensa que finalmente os filhos poderão dormir (e ele também), os pequenos lhe dão um motivo a mais para ficar acordado.  

O livro foi criado pelo casal canadense Mathieu Lavoie e Marianne Dubuc. Ele  é autor, pai de duas crianças e diretor de criação em uma editora no Canadá. Ela é autora e ilustradora de vários livros infantis. Nós conversamos com os dois  para que nos contassem algumas curiosidades e um pouquinho sobre o processo de criação desta obra. Confira:

Como surgiu a história?

Segundo Mathieu Lavoie, a história deste livro surgiu, primeiramente, de improviso, no momento de colocar os dois filhos para dormir. Os pequenos, assim como os dois personagens, têm muita energia à noite e exigem um ritual completo de tarefas antes de dormir, tudo isso para driblar o sono! Em suas palavras: “o papai da história é um pouco de mim mesmo. Mas eu acredito que eu não sou o único pai que esquece das coisas ao fim do dia. Felizmente, há sempre as crianças para nos lembrar.” .

Marianne Dubuc nos contou que se animou a fazer este livro, em que o cenário se constitui de página em página. Para ela, foi divertido esconder o gatinho, que continuava sua própria aventura dentro do livro – o que para nós, leitores, transmite movimento e traz ainda mais humor à toda história.

O processo de criação de Marianne e Mathieu

Nas palavras de Marianne, “foi muito agradável e natural trabalhar em um projeto com Mathieu, visto que nós fizemos parte do processo de criação dos projetos um do outro durante muito tempo, dando nossa opinião, conselhos e oferecendo uma segunda olhada sobre o que o outro faz a todo o momento do dia ou da noite.”.

Para finalizar, o autor diz, carinhosamente: “Somos quase uma pessoa só. Então, quando vem a hora de criar um projeto, apreciamos muito nossa cumplicidade. Compartilhamos nossas ideias, nos motivamos e nos criticamos. É muito enriquecedor o processo.”.

E você, como lida com a hora de dormir?

Nesta história, de forma lúdica, a noite se esvai em um infinito “mas papai…”. E você? Já passou por situações semelhantes? Como lida com seu pequeno na hora de dormir quando está cheio de energia? Vale lembrar que um bom livro sempre pode ajudar nesses momentos!

Uma outra ótima dica, é colocar canções de ninar, para os pequenos caírem no sono… Confira a Playlist Hora de Dormir, em nosso Spotify:

Leia também: Mindfulness: O que é e como ele pode ajudar na criação dos filhos

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais