Shantala: aprenda o passo a passo de como massagear seu bebê

set 14, 2017 | 0 - 3 anos, Bebê

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A literatura e o afeto

A leitura compartilhada é um momento de fortalecimento de vínculo, uma vez que reforça um gesto muito importante, especialmente na infância: o afeto. O elo entre cuidador e bebê representa a grandeza e o impacto que o afeto tem na vida desde a tenra idade.

Como incentivadores da leitura, nós da Leiturinha, nos sentimos no dever de reforçar a importância de atos que envolvam a troca de  carinho e cuidado em família.  Neste post, trouxemos uma dica especial para esse momento de ternura e de sustentação dos laços entre mamãe/papai e bebê: a Shantala.

A Shantala com bebês

A Shantala é mais do que um técnica de massagem – é um ato que reforça aspectos indispensáveis desde o primeiro respirar do bebê no mundo: o amor, o carinho e o contato.

A massagem poderá acalmar ou deixar seu bebê mais agitado, por isso você deve observar seus efeitos e adequá-la ao melhor momento do dia. O mais importante é notar a disposição do bebê em receber a massagem.

Aprenda a  técnica Shantala para massagear seu bebê

Primeiro, prepare o ambiente de forma aconchegante, ajustando uma iluminação confortável. Você poderá usar um colchão ou um trocador onde você e seu bebê deverão ficar. A temperatura do ambiente deve estar agradável. Retire anéis ou pulseiras para que não atrapalhem. Por fim, aqueça suas mãos e utilize um óleo vegetal para untá-las. Sente-se com suas pernas esticadas acomodando o bebê sobre elas e inicie a massagem:

1° Comece massageando o peito. Movimente suas mãos do centro do tórax em direção à axila. Repita o movimento de 5 a 10 vezes.

2° Agora, o movimento deverá partir do tórax e ir em direção aos ombros do pequeno.

3° Segure o pulso do bebê com uma de suas mãos, formando uma espécie de bracelete. Depois, com a outra mão, forme um bracelete próximo ao ombro do seu pequeno e deslize-o até o encontro da outra mão,  em movimento de rosca. Repita o movimento sucessivamente.

4° Agora é a vez das mãozinhas. Use seu polegar para massagear, começando da palma e indo em direção aos dedinhos. Depois, puxe delicadamente cada um deles e os aperte suavemente.

mother-massaging-childs-hand-picture-id175388051

5° Posicione suas duas mãos na altura do peito do bebê e desça até a altura da bexiga. Repita de 3 a 6 vezes. (Obs: Essa é uma ótima técnica para o alívio das cólicas!)

6° Faça um leve movimento de torção começando na base da coxa do bebê e indo até seus tornozelos, massageando toda sua perninha. Você pode repetir esse movimento até 10 vezes em cada uma das pernas.

7° Massageie seus pezinhos usando também seu polegar, puxando e apertando os dedos,  assim como nas mãozinhas.

doctor-examining-a-baby-picture-id504013314

8° Agora, posicione seu bebê virado de costas para você. Ele ficará de bruços em suas pernas. Coloque  suas mãos na altura dos ombros e desça com elas até a altura dos quadris. Depois, faça o movimento inverso, partindo dos quadris em direção aos ombros. Dê leves batidinhas ao longo das costas.

9° Você poderá massagear agora seu rostinho suavemente.

baby-head-massage-picture-id503596887

10° Você também pode fazer a Padmasana (posição de lótus), cruzando suas perninhas e as impulsionando em direção à barriga.

foot-massage-picture-id177035561

Esses são alguns passos desta técnica milenar que, além de proporcionar benefícios orgânicos, reforça os laços entre o bebê e suas figuras de afeto.

Dica Leiturinha:

Afeto

Afeto

Texto: Flávio Paiva
Ilustração: Janaina Tokitaka
Editora: Cortez

Pensando na relação entre leitura e afeto, este mês a Equipe de Curadoria da Leiturinha selecionou um livro especial, que traz poesias que harmonizam com canções, enriquecendo ainda mais o momento de leitura, carinho e cuidado. Isso porque nós acreditamos que a leitura é uma das principais formas de transmitir sentimentos!

Através da poesia, a leitura de Afeto irá fortalecer ainda mais o elo entre você e  seu pequeno. Esta obra tem o objetivo de ampliar a importância do livro na vida do bebê e seu cuidador, dependendo totalmente da mediação para ser efetiva. Além de estimular a cognição dos bebês, esta leitura constitui um momento de carinho e aproximação.

Boa massagem e boa Leiturinha!

Afeto faz parte da seleção de livros que compõe o Kit Leiturinha. Faça parte do clube você também e vivencie deliciosos momentos de leitura em família! 

Leia mais:

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais