Slime: o que a nova febre da criançada pode fazer por seu pequeno

out 8, 2018 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Slime: a nova febre da criançada!

Você já ouviu falar em slime? Bom, se você tem uma criança em casa, provavelmente, você não só ouviu falar, como já teve que colocar, literalmente, as mãos na massa. A palavra slime, em inglês, significa algo viscoso ou pegajoso, mas atualmente ganhou popularidade ao dar nome à nova febre da criançada. Slime agora é sinônimo de uma geleca ou amoeba moderna ou ainda, como também é conhecido, “cocô de unicórnio”. Independente do nome, slime nada mais é do que uma massinha de modelar caseira. O diferencial é que, agora, ela ganhou cores, texturas, brilho e a internet! Já são quase 23 milhões de vídeos sobre o tema no Youtube e mais de 9 milhões de publicações marcadas no Instagram.

O que os pequenos aprendem e desenvolvem com o slime

Se slime é uma massinha como outra qualquer, o que explica este tremendo sucesso (entre pequenos e adultos!)? A verdadeira graça está em fazê-lo com as próprias mãos. Juntar os ingredientes, fazer toda a alquimia da mistura e ver a mágica acontecer é o que deixa tudo mais divertido! Afinal, qual criança não adora colocar as mãozinhas na massa?

Com as diversas possibilidades, fazer o próprio slime é uma atividade quase que terapêutica! Ao fazerem, os pequenos exercitam sua paciência, estimulam sua imaginação e criatividade e contribuem com o desenvolvimento motor e cognitivo, raciocínio, visão, sensorialidade, entre outras funções.

Além disso, como a brincadeira já começa no momento de fabricar a massa, ao invés de incentivar o consumo, o slime estimula as atividades manuais, os momentos em família e a troca – que tal trocar o meu slime rosa pelo seu azul com glitter? – Aliás, alguns pequenos já até organizam suas próprias “feirinhas” de slime, onde cada um leva o seu e troca com o dos amigos!

Como fazer slime?

Existem diversas receitas para fazer o próprio slime em casa, separamos duas opções aqui para você e seu pequeno fazerem e se divertirem. Confira:

Receita 1

Ingredientes:

– 1 copo de cola branca

– 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

– 2 colheres de sopa de solução para lente de contato

– Corante à vontade

– Opcionais: glitter, espuma de barbear, miçangas, bolinhas de isopor

Como fazer:

Em um recipiente, misture a cola e o bicarbonato de sódio. Em seguida, coloque o corante de sua preferência e misture até que a cola pegue a cor. Acrescente a solução de lente de contato e mexa até dar liga. Quando a cola virar uma geleca difícil de mexer com a colher, é hora de colocar a mão na massa. Amasse até sentir que a massa não está mais grudando na mão, mas tome cuidado para não endurecer demais.

Receita 2

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de sabão em pó

– 50 ml de água morna

– 5 colheres de sopa de cola branca

– 1 colher de chá de tinta guache

– 4 colheres de sopa de água boricada

Como fazer:

Misture o sabão em pó com a água morna, até que dissolva por completo. Em outro recipiente, junte a cola branca e a tinta guache e misture bem. Quando a mistura estiver homogênea, adicione a água boricada, e, aos poucos, o sabão em pó dissolvido na água. Faça isso até a massa ganhar consistência e desgrudar do pote.

* Importante: Lembre-se que para a segurança da brincadeira e do seu pequeno, é indispensável a presença e supervisão de um adulto. Aproveitem este momento para passarem um tempo juntos. Também não se esqueça de, depois de pronto, guardar o slime em um pote fechado para não endurecer.

Leia também:

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais