Trabalhando a autoestima do seu filho com “O Patinho Feio”

maio 26, 2017 | 0 - 3 anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Leiturinha, Literatura, Sem autor

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Saiba como um dos contos mais conhecidos pode ajudar na confiança dos pequenos

O mundo dos contos infantis é tão fundamental na vida das crianças que, por meio dele, é possível se divertir enquanto aprende. Eles são mágicos não apenas pela história em si, mas, principalmente, porque são capazes de ajudar meninos e meninas a trabalhar os sentimentos que, em muitos casos, ficam escondidos em seu interior. As fábulas com moral são excelentes ferramentas para os filhos poderem externar dúvidas sobre o mundo e sobre si mesmos: no caso da clássica história do Patinho Feio, por exemplo, há diversos aprendizados que podem ser levados até eles de maneira leve e simples.

O Patinho Feio

Mesmo que não se saiba a origem exata da história, a maioria das pessoas conhece este que é um dos contos infantis mais famosos: a narrativa de um patinho considerado feio por todos os vizinhos no lago.

A mamãe pata, ansiosa pelos seus filhotes, observa atentamente os ovos se quebrando para dar as boas-vindas a cada patinho. Dos cinco que estava esperando, ela recebeu os primeiros quatro bebês, mas o último demorou para nascer. Depois de certo tempo, finalmente a casca rachou por inteiro, mas causou espanto tanto na mamãe quantos nos irmãos, pois dela saiu um patinho diferente dos demais.

Julgado desde o nascimento, ficou conhecido como Patinho Feio, apenas porque ficava cada vez mais diferente dos irmãos conforme cresciam. As galinhas vizinhas fizeram com que ele se sentisse solitário a ponto de se isolar em outro lugar durante todo o inverno. Ali ficou a estação toda sendo bem cuidado, sozinho, até que um gato malvado o expulsasse.

Não demorou para encontrar um lago próximo e recomeçar a vida. Um dia, bem cedo, acordou com uma movimentação incomum e só foi capaz de ouvir elogios das crianças por perto: a princípio, não conseguia acreditar que eram direcionadas a ele todas aquelas exaltações de beleza. Como um patinho feio seria bem-visto? Ao olhar seu reflexo na água, no entanto, deu-se conta de que nunca fora um patinho feio, mas, sim, um lindo cisne – e, assim, foi feliz para sempre.

Como trabalhar a confiança dos filhos

Com esta história infantil ilustrada, podemos ensinar as crianças de duas formas, igualmente importantes na educação dos pequenos: a primeira é a aceitação, isto é, destacamos que nem sempre somos iguais e que cada um deve se conhecer da melhor forma para se gostar incondicionalmente; a segunda está relacionada ao preconceito, ou seja, como os patinhos transformaram a vida do cisne com palavras negativas, apenas por ele ser diferente.

Esta é uma grande lição que pode ser ensinada de maneira lúdica, ao ler e contar a fábula não individualmente, mas com um pequeno grupo de crianças. Uma ideia é, após a leitura, trabalhar com interações entre os pequenos, a fim de que eles demonstrem os sentimentos uns aos outros e aprendam, dessa forma, a ser empáticos desde cedo.

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais