Uma coleção de livros que conta a história da comunicação

set 25, 2017 | 7 - 10 anos, Leiturinha, Livros

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Você sabe o que é a Leiturinha Digital? Com o intuito de ser uma biblioteca digital, hoje a plataforma conta com um acervo de mais de 1.400 livros infantis digitais, um sistema de busca inteligente por palavras-chaves e um universo de novas possibilidades para mergulhar na imaginação! Atendendo pequenos de 0 a 12 anos de idade, os livros vão desde o apoio didático até os clássicos do teatro, é só definir a temática que deseja, pesquisar e ter uma boa Leiturinha!

Dica Leiturinha: Coleção O Homem e a Comunicação

Um exemplo rico do acervo é a Coleção O Homem e a Comunicação, escrita por Ruth Rocha e Otávio Roth e ilustrada por Raquel Coelho. Esta coleção ganhou o Prêmio Jabuti de Melhor Obra em Coleção e Melhor Produção Editorial em 1992 e em 1993, o Prêmio Monteiro Lobato para Literatura Infantil pela Academia Brasileira de Letras.

Esta é uma obra atemporal, composta por 8 livros que, juntos, contam a origem da comunicação. Confira:

A história do livro

 A História do Livro

Sabia que o primeiro livro foi impresso no séc. XV? E antes disso, como eram? Os maias já faziam um tipo de livro antes de Colombo chegar à América. Com o livro viaja-se para o passado e para o futuro. Conhece-se o pensamento e a fantasia de outras pessoas e de outros povos. Vamos descobrir um pouquinho sobre a sua história?

 

 O Livro das LínguasO livro das línguas

Qual será que foi a primeira palavra do homem? Você sabia que línguas podem deixar ou voltar a existir? Existem palavras que são compreendidas em todas as línguas, como táxi ou TV. A história da língua e sua evolução, mudanças e adaptações é riquíssima, mas, mais que isso, é através dela que podemos declarar nosso amor, em qualquer lugar do mundo!

 

 

O livro das letras

O Livro das Letras

Você sabe qual a importância do alfabeto ou quem deu origem a ele? As letras não servem só para ler e escrever, mas também para operações matemáticas, tamanhos de roupas, brincadeiras, etc. De toda forma, as letras são resultado da criatividade e engenhosidade humana, e sem elas o destino do homem sobre a Terra definitivamente seria diferente.

 

 O livro da escritaO Livro da Escrita

Aqueles desenhos que os homens pré-históricos faziam nas cavernas foram as primeiras formas de escrita, chamadas pictográficas. Mas você sabe o que é a  escrita ideográfica? Cada povo inventou um tipo de escrita porque dependia do material que tinha à disposição. Hoje, todas as sociedades civilizadas possuem uma escrita. É da natureza do homem se comunicar e espalhar a notícia de sua existência!

 

O livro do papel

O Livro do Papel

Quem inventou o papel? Sabia que a escrita existia antes do papel? O papiro foi o primeiro material usado especificamente para a escrita. Para que o papel seja produzido, exige-se o plantio de milhares de árvores. Que tal conhecer um pouquinho mais sobre um dos mais importantes materiais da história?

 

 O livro do lápisO Livro do Lápis

Você sabe quais foram os primeiros lápis da história? E de qual material são  feitos? Aqui, você encontra também curiosidades sobre as canetas. Através de várias descobertas e invenções, o homem vem aperfeiçoando seus instrumentos de escrita.

 

O livro das tintasO Livro das Tintas

As tintas já eram conhecidas pelo homem mesmo antes da escrita, apesar de que quando os homens aprenderam a escrever, não usavam tinta. Mas, afinal, quem inventou a primeira fórmula de tinta, conhecida como nanquim? O mundo de hoje não é mais o mundo que os homens primitivos viram, ele é mais colorido e mais alegre, graças às misturas infinitas das tintas!

 

 O Livro dos Gestos e SímbolosO Livro dos Gestos e Símbolos

Você sabia que os animais se comunicam? E de forma sofisticada! Os humanos não se comunicam apenas através da fala, se comunicam também por gestos, ruídos, expressões, etc. Músicas, luzes e sinais também são formas de comunicação, sabia? Isso se deu porque o homem sempre procurou aumentar sua capacidade de expressão, vale a pena saber um pouquinho mais sobre isso, né?

Leia mais:

Paula Piffer

Acredita que a literatura transforma as pessoas e a educação transforma o mundo!

    Acompanhe nossas redes sociais