Deparar-se com uma vasta literatura infantil e não saber escolher o livro mais adequado faz parte da realidade de milhares de pais e mães. Mesmo com algumas preferências dos pequenos e indicações, é comum que as mais variadas dúvidas impeçam os adultos de comprar um bom livro de história, seja ele um conto, um poema etc. A Leiturinha separou algumas dicas essenciais. Confira!

Conheça as preferências da criança

O gosto do pequeno vai sempre nortear a escolha mais vantajosa. Procure saber quais são os interesses da criança, promovendo, ainda, uma aproximação maior na relação familiar. Com as experiências de vida e os gostos do dia a dia, é possível definir a opção que mais tem a ver com seu filho. Terror, aventura, romance e outras sessões encantam os baixinhos – e se você perceber o interesse dele por algum tipo de publicação, incentive-o a ingressar aos poucos no universo da leitura.

Indicativo de idade

O indicativo de idade está estampado na capa da obra e não deve ser ignorado. As editoras avaliam condições de leitura, assuntos e outras particularidades para determinar qual tipo de livro é ideal para cada idade, sejam histórias ilustradas, para bebês, ou obras clássicas da literatura infantil, para crianças alfabetizadas.

Livros de época

Por que não escolher um livro que fez parte da sua vida quando era criança? Os pequenos, aliás, adoram buscar inspirações em seus pais, podendo se interessar ainda mais quando souberem que determinada publicação fez parte da infância do pai ou da mãe – o que gera uma leitura mais produtiva e divertida.

Jogue o assunto na roda

Seja no trabalho, em uma rede social ou até mesmo em uma reunião escolar, é ideal buscar opiniões de pessoas diferentes, fazendo com que a troca de informação norteie a escolha de livros mais interessantes para seu pequeno.

Páginas

O tipo de material das páginas pode interferir na sua escolha. Isso porque, para bebês e crianças mais novas, elas precisam ser mais espessas, evitando que o pequeno rasgue ou amasse o livro.

Imagens

As ilustrações vão sempre chamar a atenção dos pequenos. Cores, formatos e texturas despertam um interesse sem igual nas crianças – lembre-se disso ao adquirir o livro para seu filho, sobrinho, neto etc.

Livros digitais

Não demorou muito para que os livros infantis migrassem para o ramo digital. Com a constante participação dos baixinhos nas mídias virtuais, tornou-se mais viável o desenvolvimento em formato digital das publicações impressas. O livro digital proporciona maior interação entre a criança e a obra, sem falar na praticidade de poder acessar o conteúdo direto de um smartphone ou tablet em qualquer lugar.

Bibliotecas

Mesmo com a migração, a leitura física (impressa) vai ser sempre muito importante para o desenvolvimento e educação das crianças. Que tal visitar uma biblioteca com seu filho para descobrir qual livro de literatura infantil ele mais gosta? Um passeio divertido, educacional e familiar é sempre bem-vindo.

Clube de leitura

A equipe do Clube de leitura da Leiturinha é especializada no assunto e é uma das melhores opções para aumentar o acervo de livros do seu filho. Nossa curadoria seleciona as publicações ideais de acordo com idade e fase de desenvolvimento das crianças – e o livro chega embalado em sua casa, pronto para a leitura! Confira os planos e garanta as melhores obras para seu o pequeno.