Além de ser uma delícia, viajar traz diversos benefícios, tanto para os adultos, quanto para as crianças. Pegar a estrada é uma ótima oportunidade para descansar, relaxar, fortalecer os laços familiares, se divertir, conhecer novas culturas e lugares e ampliar os horizontes!  No entanto, dependendo do destino escolhido para a viagem em família, pode ser que seja preciso ir de avião. Se essa é a primeira vez do seu pequeno nas alturas, é natural que surjam dúvidas e inseguranças, mas não se preocupe! Nós reunimos aqui algumas dicas para você viajar de avião com crianças tranquilamente. Confira:

1. Se planeje!

Assim como em uma viagem de carro ou ônibus, é preciso se organizar com antecedência para evitar qualquer imprevisto desagradável. Portanto, busque saber qual documentação é necessário levar para a criança e separe tudo em uma pasta para facilitar no momento do check-in e embarque. Não deixe para organizar isso de última hora, pois é mais provável que esqueça algo importante. Também é fundamental chegar com bastante antecedência no aeroporto, para que tudo ocorra tranquilamente, isso colabora para que nem você e nem a criança fiquem tensos na hora de embarcar.

2. Escolha o momento certo para contar sobre a viagem

Se o seu pequeno já tem idade para entender, é importante que você conte sobre a viagem com algum tempo de antecedência, para ele não ser pego de surpresa. No entanto, evite contar muito antes, porque senão a criança pode ficar muito ansiosa, o que tornará o momento mais difícil para você e para ela.

3. Demonstre tranquilidade

Tanto no momento de contar sobre a viagem, quanto na hora de, de fato, embarcar, é importante que você passe tranquilidade e segurança para o pequeno. Lembre-se: você é o adulto da situação, portanto, tente se organizar para evitar problemas e mantenha a calma caso algo não saia como o esperado.

4. Tenha paciência

Pode ser que seu filho fique super animado e empolgado para voar de avião pela primeira vez, mas pode ser também que ele fique tenso, ansioso e até com medo. Se já for mais velho, converse francamente, perguntando o que está deixando-o tão nervoso e procure aliviar a tensão. Mas, acima de tudo, tenha paciência e respeite o tempo da criança.

5. Leve um lanchinho

Ainda que, na maioria das vezes, as viações ofereçam lanches durante o vôo, é importante estar sempre preparado(a). Tenha um lanchinho à mão, caso a criança fique com fome antes de servirem a refeição. Além disso, mastigar e beber água são boas táticas para amenizar o incômodo do “entupimento” do ouvido no momento de decolar e pousar.

6. Leve uma troca de roupa

É importante vestir a criança com roupas leves e confortáveis, e também levar uma troca extra na bagagem de mão, caso a roupa suje ou molhe.  

7. Leve travesseiro e cobertor

Outra coisa que também é legal levar é o travesseiro e/ou cobertor da criança. Embora algumas viações forneçam travesseirinhos, nada se compara ao travesseiro de casa. Assim, o pequeno ficará mais confortável e à vontade durante o vôo.

8. Proporcione diversão

Além de todos os itens básicos – já conhecidos pelos pais – é importante também lembrar de levar coisas para a criança de entreter e se divertir durante a viagem. Livros são sempre uma ótima pedida. Se a criança já consegue ler sozinha, pode levar seu livro favorito para ler no vôo. (Aliás, você também!). Se ela ainda é muito novinha, vocês podem fazer deliciosas contações de história! Também podem levar o brinquedo predileto da criança, ou ainda, aproveitar os jogos, vídeos e livros online do PlayKids, uma opção prática e super legal para passar o tempo durante a viagem.  

Leia também:

Profile photo of Ana Clara Oliveira

Jornalista e autora no Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.