Coração apertado e sentimento de culpa: dicas para uma volta ao trabalho mais tranquila para mamãe e bebê

abr 27, 2018 | Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Os primeiros meses de vida daquele serzinho pequenino passam vagarosos, enquanto são presente. Mas, assim que viram passado, nos damos conta da rapidez em que apareceram os primeiros sorrisos, resmungos e interações.

É chegada a hora do primeiro desapego. Aquele ninho que se forma quando o bebê está no colo, precisa se desfazer por alguns momentos, pois a volta ao trabalho está próxima.

Por um lado, é um alívio e isso é inegável. Por mais que amemos a convivência com o pequeno, nossa mente anseia por novos ares. O trabalho passa a ser um momento de descanso. Passamos tanto tempo dedicadas à tarefa de criar um ser humano, que é reconfortante um instante em prol de qualquer outra coisa.

É a hora em que voltamos a nos ver como mulher, além de mãe. É a oportunidade de brilharmos, de nos destacarmos e levarmos o cuidado que foi aprendido para o ambiente de trabalho.

Por outro lado, surge a insegurança e o receio em se afastar da cria, afinal, quem cuidaria dela tão bem quanto nós?

Tantos momentos juntinhos, por tanto tempo como um só ser, que a dor da separação quase transpassa o emocional para o físico. O corpo todo precisa se adaptar à nova rotina e, por isso, é importante estar ciente que como toda adaptação, é um momento delicado.

É muito comum, durante o trabalho, captar no ar o choro do bebê, o chamado choro fantasma. Além disso, para quem amamenta, os seios podem ficar tão cheios a ponto de vazar leite.

São as dores do parto que tendem a se normalizar e virar rotina.

Com o tempo, tanto nós, quanto a cria, aprendemos que, ao fim do dia, é nos braços um do outro que nos encontramos.

Dicas para uma volta ao trabalho mais tranquila para mamãe e bebê

Se você ou alguém que você conhece, está se preparando para esse momento, aqui vão algumas dicas importantes:

Crie um período de adaptação

Para se sentir mais confiante e amenizar um pouco a preocupação, algumas semanas antes de retornar ao trabalho, você pode deixar seu pequeno em curtos períodos de adaptação com o cuidador. Será bom para todos, pois tanto você quanto o pequeno e o cuidador estarão habituados à nova rotina.

Estoque o leite materno

Se você amamenta, saiba que não é necessário interromper a amamentação antes da hora! Você pode tirar o leite durante o intervalo e deixar congelado para oferecer depois ao seu pequeno. Não é necessário complementar com leite artificial, se você estiver conseguindo tirar leite suficiente, e a sua produção não diminui tanto!

Não se culpe

Não há nada de errado em dedicar-se a outros compromissos. Ao tornar-se mãe, você não deixa de ser uma mulher, de ter uma vida e um espaço seu, e só seu. Jamais deixe de correr atrás dos seus sonhos e de suas vontades. Não deixe que te convençam que seu pequeno interrompeu seus sonhos e caminhos, pelo contrário, lute por seus ideais, pois garanto que sua cria terá muito orgulho de você!

Boa sorte nessa nova etapa!

Leia também:

Victória Silveira

No amanhecer dos meus 19 anos, acabei por me reconhecer como escritora, amante das artes e mãe da Helena.

    Acompanhe nossas redes sociais