10 livros infantis com protagonistas negros para inspirar crianças

nov 12, 2024 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Quais são os personagens que marcaram sua infância?

Todos nós temos lembranças de infância relacionadas às histórias que ouvimos, desenhos que assistimos, livros infantis ou HQs que lemos, filmes que revemos centenas de vezes…. A lista é longa, não é? Mas um ponto em comum entre todas essas memórias são os personagens que traziam vida à nossa imaginação e protagonizavam nossos momentos favoritos.

Personagens com boas histórias têm o poder de transformar conceitos distantes — como coragem, amizade, sonhos — em algo real e palpável. Muitas vezes, conseguimos até mesmo nos colocar no lugar deles e nos imaginar vivendo seus dilemas e suas aventuras!

É por isso que apresentar para as crianças livros com protagonistas negros é tão importante. As histórias despertam em nós a possibilidade de viver experiências que vão além das nossas próprias. E livros infantis com protagonistas negros podem inspirar as crianças a enxergarem o mundo com lentes mais amplas, onde todas as crianças tenham espaço, vez e voz.

Então vem com a gente conhecer 8 livros com protagonistas negros para inspirar crianças. E o melhor: todos eles estão disponíveis na Playkids Store para você começar uma educação antirracista na sua casa hoje mesmo!

10 Livros infantis imperdíveis com protagonistas negros

Antes de mergulhar na seleção de livros, é importante lembrar que essas são leituras para todas as crianças, sejam elas negras ou não. Por um lado, a literatura com protagonistas negros oferece às crianças negras o poder de se sentirem vistas e representadas. Por outro lado, ela colabora para construir uma atitude antirracista desde a infância, abrindo espaço para a valorização da negritude.

1. Livro Sinto o que sinto: e a incrível história de Asta e Jaser – Faixa etária: 5 a 8
Mesmo para os adultos, lidar com os sentimentos nem sempre é fácil. Isso é o que Dan, personagem principal dessa história, percebe ao longo de seu dia, enfrentando diferentes situações que o fazem ter de encarar uma mistura bastante diversa de sentimentos. E à noite, já em casa e quase pronto para ir dormir, Dan ouve uma história muito especial de seu avô sobre seus ancestrais. O livro de estreia de Lázaro Ramos na Carochinha Editora tem como objetivo ajudar as crianças a entender que é normal sentir raiva, alegria, orgulho, tudo ao mesmo tempo. Aprender a identificar e a nomear tais sentimentos é muito importante para o desenvolvimento emocional do ser humano. Além disso, a obra mostra a importância de se valorizar a nossa ancestralidade.

2. Olha Aqui o Haiti / Le Voilà Le Haiti! – Faixa etária: 7+
O livro infantil Olha aqui o Haiti / Le voilà le haiti é uma obra bilíngue (português-francês) que retrata a saga de uma família de imigrantes haitianos até chegar a São Paulo, passando pela Floresta Amazônica a partir do Peru, até chegar a Brasilândia, no estado do Acre e depois fazer uma longa viagem cruzando o Brasil de oeste a leste. Na história, o pequeno Jacques não vê a hora de encontrar Léon, seu primo também haitiano, que já está no Brasil há seis anos.

3. Oficina da Beca –  Faixa etária: 1 a 2
Beca é uma menina muito criativa que transforma os mais variados materiais do dia a dia em peças únicas. Ao transformar materiais que seriam descartados, Beca nos conduz por um mundo onde a magia da imaginação e da criatividade ganham vida. Explore a magia escondida nos detalhes cotidianos. Aqui, a inventividade e a magia se entrelaçam, proporcionando uma aventura cativante guiada pela adorável e criativa protagonista. Uma narrativa simples, mas envolvente que inspira crianças e adultos a desbravarem os territórios da criatividade e a descobrirem o extraordinário nas coisas mais simples.

4. Livro Chapeuzinho Vermelho – Faixa etária: 3 a 6
Chapeuzinho vermelho precisa atravessar sozinha a floresta para cumprir uma tarefa muito especial: levar café, bolo e afeto para a avó que está doente. De repente, no meio do caminho, aparece um logo e o que parecia ser um passeio tranquilo se transforma em uma situação complicada. Quem ajudará Chapeuzinho e sua vovó? Um caçador? Um príncipe? Um herói? Ou seria uma…. Vem descobrir!

5. Livro Entre, corra e pule: aventuras (nada) virtuais pela África – Faixa etária: 9+
Dois irmãos, Mirela e Arthur, vão passar uns dias no sítio da tia Nana, onde costumavam ficar durante as férias quando eram mais novos. O problema é que agora eles cresceram e estão acostumados a ficar conectados com o mundo tecnológico, mas lá não tem internet. Para distraí-los, a tia resgata jogos de videogame antigos, pelos quais tem muito afeto. Os irmãos decidem jogar um deles, que é sobre civilizações africanas, achando que vai ser moleza vencer um jogo dos anos 1990, porque pensam que os jogos de hoje em dia são muito mais avançados e desafiadores. Quando dão o start, são sugados para dentro do jogo e passam a ser os personagens pixelizados que vão ter que passar por cada uma das fases para vencer.

6. Já sou grande! – Faixa etária: 3 a 6
Moab achava-se grande e, mesmo sendo ainda pequenina, tinha em si a certeza de que seria capaz de feitos imensos, se acreditasse em si mesma.

7.  O Menino Benjamin – Faixa etária: 5+
Primeiro palhaço negro do Brasil, Benjamim de Oliveira foi um dos criadores do circo-teatro no país. Grande artista, deu os passos iniciais para modernizar o ofício das artes cênicas. Esquecido pelos brasileiros, sua memória passou a ser reavivada a partir dos anos 1990. Em 11 de junho de 2020, foram comemorados os 150 anos de nascimento do grande palhaço negro. Antes disso, a escola de samba Salgueiro o homenageou no carnaval do Rio de Janeiro. Como autor negro, a intenção de Otávio Jr. é mostrar e revelar seu grande legado para o circo brasileiro para os pequenos leitores num texto lúdico e em tom “circense”. Não há a intenção de escrever biografias ou perfis: o propósito é incentivar a pesquisa sobre a vida e obra do “personagem”, oferecendo “livros de descobertas” que deixem brechas para o leitor buscar mais informações após a leitura.

8. Procura-se Carolina – Faixa etária: 7+
Carolina é uma menina que não gosta de ler. Certo dia, descobre por acaso, na biblioteca da escola, dois livros “escondidos” no fim de uma pilha: Diário de Bitita e Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus . Estimulada pela coincidência (seu nome é o mesmo da autora), Carolina leva os livros para casa e começa a grande aventura de ler sobre a escritora. Entusiasmada, escreve um diário, inspirado nos diários de Carolina Maria de Jesus , para contar suas descobertas sobre ela. O texto incentiva o leitor a procurar saber mais sobre a obra e a vida da autora, através do olhar e da curiosidade da menina. Como autor negro, a intenção de Otávio Jr. é mostrar aos pequenos leitores, num texto ágil e intrigante, o grande legado da escritora negra para a cultura brasileira.

Livros com protagonismo negro no App Leiturinha

 

Nossa lista de livros não para por aí!
Sua criança vai amar conhecer 2 livros interativos no App Leiturinha, ambos com protagonistas negros cativantes. Essas duas obras, uma em formato de ebook interativo e outra em formato de audiobook, estão disponíveis tanto para assinantes quanto para não assinantes!
👉 Então, não perca a chance de conferir hoje mesmo! Acesse o App Leiturinha através da sua loja de aplicativos (Google Play ou App Store) 😉

9. Ouvi dizer que sou pequeno – Faixa etária: 0 a 4 (Ebook interativo)
Ouvi dizer que sou pequeno…. mas, pequeno quanto? Nesse livro com abas, Isabela Santos dá vida a um personagem que está questionando seu crescimento e que, em meio a muitas dúvidas, tem uma única certeza: ainda é tempo de aprender e brincar.

10. Menino pretinho, menina pretinha – Faixa etária: 0 a 4 (Audiobook)
Nesta história, sua criança vai conhecer uma menina e um menino pretinhos, com seus amigos. A curadoria da Leiturinha selecionou este livro para sua criança porque ele apresenta crianças diversas, com diferentes cores, cabelos e condição física. É ideal para uma leitura antes de dormir, por ter um texto rimado e ilustrações leves e delicadas.

A literatura infantil é antirracista quando se torna um convite para um mundo com representatividade e espaço para todas as crianças!

⭐ A educação antirracista começa desde cedo, e os livros infantis são grandes aliados nessa jornada. Quando oferecemos histórias com protagonistas negros para as crianças, estamos abrindo portas para que elas se vejam e vejam a vida de uma forma mais ampla e acolhedora. Esses livros ajudam as crianças a entender, de um jeito leve e natural, que o mundo é diverso e que isso é algo incrível.

Gostou do conteúdo? Compartilha com alguma amiga ou amigo! E se sentiu a falta de alguma indicação, conta pra gente 😉

Leia mais:
👉🏼 8 grandes autores negros da literatura infantil
👉🏼 Vozes negras na literatura: a importância da representatividade nos livros infantis

Jéssica Oliveira

Linguista e curadora na Leiturinha. É apaixonada pelo poder das palavras, pela educação em linguagens e pela excelência na produção de livros. É mestre em Estudos da Linguagem, pós-graduanda em Produção Editorial e formada em Letras – Português e Literaturas. Ama o universo da literatura infanto-juvenil e acredita que ele nos acompanha desde a barriga até nossos cabelos brancos.

    Acompanhe nossas redes sociais