5 brincadeiras para estimular a criatividade das crianças

dez 1, 2020 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

As crianças são os seres mais criativos do mundo! E são muitas as brincadeiras para estimular a criatividade das crianças. No entanto, muitos de nós vamos perdendo essa habilidade ao longo dos anos, sobretudo quando crescemos e deixamos de acreditar na importância da imaginação.

Apesar disso, a criatividade é uma das habilidades mais importantes que o ser humano precisa desenvolver. Afinal, é através dela que criamos o futuro, enxergamos novas soluções, descobrimos novas possibilidades e damos novas funcionalidades pra coisas que já existem, por exemplo.

Pensando nisso, que tal despertar a criatividade dos pequenos com brinquedos e brincadeiras divertidas? E melhor: sem gastar quase nada ou reaproveitando muita coisa que você já tem em casa! Confira agora mesmo nossas sugestões para criar momentos divertidos em família!

5 brincadeiras para estimular a criatividade das crianças

1. Amarelinha

5 brincadeiras para estimular a criatividade das crianças: amarelinha

Quem nunca pulou amarelinha? É uma brincadeira fácil, rápida e divertida! Com apenas um pedaço de giz (ou de tijolo, por exemplo), você desenha no chão os números de 1 a 9. Além do “céu”, que costuma estar no topo da amarelinha.

O objetivo da brincadeira é chegar no “céu” ou no fim da amarelinha, pulando em um pé só. Para quem mora em apartamento, como eu, experimente fazer a amarelinha no seu corredor com fita crepe. É possível, divertido e as crianças adoram!

2. Novas Funções

5 brincadeiras para estimular a criatividade das crianças: novas funções

Experimente dar novas funcionalidades para os objetos! Como funciona: primeiro, escolha um objeto, como uma cadeira, por exemplo. Então, diga para as crianças: isso não é uma cadeira, o que é?

Cada um responde uma vez o que aquela cadeira poderia se tornar, até que alguém não consiga mais responder. O último vence a brincadeira e, então, outro objeto é escolhido. Você verá as infinitas possibilidades para os objetos! E as crianças são muito boas nisso, acredite.

A cadeira, por exemplo, poderá ser uma mesa ou uma barraca, pode também ser uma casa de cachorro, um banco, um prendedor de porta, um carrinho… deixe a criatividade rolar! Você irá se surpreender com as respostas divertidas e inusitadas dos pequenos e pequenas.

3. Lanterna Mágica

5 brincadeiras para estimular a criatividade das crianças: lanterna mágica

Outra brincadeira super divertida é a lanterna mágica. Para fazer é bem simples: basta usar rolinhos de papel higiênico, passar o plástico filme na ponta do rolo e fazer um desenho bem legal no plástico. Depois, você liga a lanterna do celular e reproduz o desenho.

A lanterna mágica faz o maior sucesso e as crianças adoram! Quer ver? Assista ao vídeo abaixo, confira o passo a passo da montagem da lanterna mágica e veja a reação das crianças!

 

4. Massinha de modelar

5 brincadeiras para estimular a criatividade das crianças: massinha de modelar

Uma das minhas brincadeiras preferidas para estimular a criatividade de pais e filhos é a massinha! Você pode criar cenários, bichinhos, comidas, monstros e muito mais! Tudo é possível, além de ser super relaxante.

E a receita caseira é bem simples, com ingredientes que você costuma ter em casa. Veja abaixo!

Ingredientes

2 copos de farinha de trigo
1/2 copo de sal
1 copo de água
1 colher de chá de óleo
Corante alimentício

Modo de preparo

Misture tudo aos poucos e sua massinha estará pronta!
Dica de ouro: primeiro, misture o corante na água. Somente depois, faça a mistura.

5. Palavras proibidas

5 brincadeiras para estimular a criatividade das crianças: palavras proibidas

Que criança gosta de falar, todo mundo sabe. Então, aproveite isso para brincar! Aqui em casa, temos a brincadeira chamada de “não pode falar“, que inclui as palavras “sim”, “não” e “talvez”.

Funciona mais ou menos assim: primeiro, a criança faz uma pergunta, como “mãe posso comer chocolate?”. Porém, eu não posso responder com sim, com não e nem com talvez. Por isso, minha tática é sempre responder com outra pergunta, do tipo “Por que você quer comer chocolate?”. E, assim, vamos continuando essa conversa!

É muito divertido! Além disso, incentiva os pequenos a procurar respostas e sair do padrão.

Essas são algumas brincadeiras simples para estimular a criatividade das crianças! Espero que também façam sucesso por aí. Agora compartilhe comigo, quais são as suas brincadeiras preferidas?

Quer se divertir com o seu pequeno ou pequena? Na Loja Leiturinha você encontra a melhor seleção de livros infantis! Acesse agora mesmo e leve a magia da leitura para sua casa! 

Leia mais:

Brena Limoel

Empreendedora, escritora e transformada pela maternidade. É mãe da Sara e da Sofia e compartilha um maternal de forma leve e sem culpas. Através de sua experiência e projetos, ajuda milhares de mulheres a se empoderarem e buscarem equilíbrio. *Brenda é palestrante e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais