Tem coisa melhor do que festa junina? Bandeirinhas coloridas, doces e comidinhas de montão, muita música, fogueira, fogos de artifício… É uma das épocas do ano em que mais temos contato com a culinária genuinamente brasileira e também com músicas tradicionais, daquelas que nem sempre tocam na rádio. Quer conhecer um pouco mais? Pegue seu chapéu de palha e simbora!

A origem da Festa Junina

Apesar de ser também conhecida como Festa de São João, as celebrações são também homenagens para outros dois santos católicos, Santo Antônio e São Pedro. O que é ainda mais interessante, é o fato de que diversas tribos ameríndias do Brasil já realizavam várias celebrações nessa época, muito antes da difusão do cristianismo pelos portugueses. Eram danças e cantos relacionados à fertilidade das colheitas e, portanto, com muita comida gostosa.

Desenhos para conhecer mais sobre a Festa Junina

No PlayKids App estão diversos desenhos que falam sobre vários aspectos dessas comemorações: comidas típicas, doces, danças, brincadeiras e até mesmo música! Trouxemos uma lista para você de alguns destaques dessa seleção:

Eu Amo Aprender

Muita música e diversão para ninguém ficar parado! Quer uma palinha?

ZIS – Canções Animadas

Para conhecer mais sobre música brasileira, nada melhor do que um músico, certo? Hélio Ziskind apresenta divertidas canções animadas em ritmos bem dançantes.

Turma da Harmonia

E que tal aprender sobre os instrumentos musicais tradicionais além dos ritmos? A sanfona, o triângulo… Turma da Harmonia é uma verdadeira aula sobre cada um deles!


SuperHands

Festa Junina não é Festa Junina sem barracas de brincadeiras, certo? Com SuperHands, os pequenos aprendem a criar suas próprias atividades usando nada além da imaginação e material reciclado.

Cocoricó

E pra fechar essa seleção, não poderia faltar um dos maiores clássicos que fala da vida na roça brasileira, não?

Gostou desses conteúdos? Assine PlayKids e tenha acesso a isso e muito mais!

Profile photo of Leo Amaral

Midiálogo que ama livros, músicas e desenhos animados. Acredita que a curiosidade é fundamental e deve estar presente em todas as épocas da vida e que quando a tecnologia e a educação se encontram o aprendizado pode ficar ainda mais divertido.